11, outubro, 2013

Lasanha de abobrinha com Tofu

vegeA receita foi desenvolvida especialmente para os vegetarianos, pois não é preparada com nenhum tipo de carne.

O prato foi idealizado pelo Comitê Umami, organização responsável por divulgar o quinto gosto básico do paladar humano, como sugestão de lasanha exclusiva para o Natal, diferente das receitas natalinas tradicionais.

Além disso, o prato possui o quinto gosto de forma acentuada, graças à presença do tomate e do tofu – alimentos Umami, isto é, que possuem o aminoácido glutamato naturalmente presente em sua composição.

Aprenda a receita vegetariana de Lasanha de abobrinha com Tofu:

Ingredientes
• 2 xícaras (chá) de proteína texturizada de soja granulada
• 2 colheres (chá) de sal
• 3 xícaras (chá) de água (600 ml)
• 2 embalagens de polpa de tomate (1,040 kg)
• 2 abobrinhas médias cortadas em fatias finas, no sentido do comprimento
• 300 g de massa de lasanha fresca pré-cozida

Creme de Tofu
• 500 g de tofu cortado em cubos
• 1 colher (sopa) de suco de limão
• 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
• 1 e ½ colher (chá) de sal
• 1 xícara (chá) de tomate-seco bem picado (150 g)

Modo de Preparo
Em uma panela grande, coloque a proteína de soja, o sal, 2 xícaras (chá) de água e a polpa de tomate, e leve ao fogo alto, com a panela semitampada, por 8 minutos, ou até a proteína de soja hidratar. Retire do fogo e reserve.

Em uma panela média, coloque a água restante e leve ao fogo alto até ferver. Junte a abobrinha e deixe cozinhar, com a panela semitampada, por 5 minutos, ou até começar a murchar. Escorra e reserve.
Enquanto isso faça o creme de tofu: no copo do liquidificador coloque o tofu, o suco de limão, o azeite e o sal, e bata em potência mínima até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e misture o tomate-seco.

Monte a lasanha: em um refratário grande, faça camadas com o molho, a massa, a abobrinha e o creme de tofu. Cubra com papel-alumínio, e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos, ou até aquecer bem.
Retire do forno e sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções.

Tempo de preparo: 30 minutos (+ 20 minutos de forno).

Dicas: Monte a lasanha logo após o cozimento da abobrinha para que ela não continue cozinhando e amoleça. Se desejar, antes de levar a lasanha ao forno, polvilhe queijo parmesão ralado sobre a superfície.

Comitê Umami
O Comitê Umami Brasil é um grupo criado para discutir e divulgar temas relacionados ao quinto gosto básico do paladar humano e ligado ao Umami Information Center (UIC), organização sem fins lucrativos, dedicada a pesquisas sobre o tema. Mais informações sobre o gosto Umami podem ser encontradas no portal: www.portalumami.com.br.

 

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php