13, novembro, 2014

Mês do sushi: as delícias da gastronomia japonesa em Fortaleza

Durante novembro, o Portal Sabores te acompanha pelas delícias japonesas em Fortaleza em homenagem ao sushi e seus fãs

Maki Hi Lagosta e Caviar (Foto: Nilton Novaes Filho)
Maki Hi Lagosta e Caviar (Foto: Nilton Novaes Filho)

Desde o ano de 1961, comemora-se no dia 1º de novembro o Dia Internacional do Sushi (também festejado por alguns no mês de junho). Segundo contam registros de historiografia japonesa, a data está relacionada à abundância que se dava no Japão no período entre outubro e novembro, época que coincidia a colheita de vegetais, do shin-mai (o arroz novo) e era também estação de pesca intensa nos mares japoneses… Excelente período para os fãs de sushi, não é mesmo? Aliás, vale destacar que o hábito de se enrolar peixe cru em arroz é um costume milenar japonês: a intenção assim era de prolongar a validade do pescado.

Em novembro, o Portal Sabores leva você para nos acompanhar em um tour gastronômico pelas delícias japonesas de Fortaleza… São quatro indicados especiais para representar o Mês do Sushi. Os escolhidos pela nossa redação estão entre as casas mais conceituadas em gastronomia japonesa da cidade. Itadakimasu!

Combinado Misaki (Foto: Nilton Novaes Filho)
Combinado Misaki (Foto: Nilton Novaes Filho)

Primeiro indicado: Misaki

Nossa primeira parada é o Misaki, restaurante japonês contemporâneo. Investimento do grupo Geppos, a casa possui nome nipônico feminino que possui significados variados, de acordo com os kanjis que o formam, mas assim foi nomeada pela acepção de “beleza” e “florescer”. Sob o comando do chef Edson Nakada, o menu traz entradas diversas, pratos à base de peixes, frutos do mar, carnes, sushis e sashimis especiais, combinados e sobremesas irresistíveis. Sua diversidade, como nota-se pelo cardápio, vai bem além do sushi. O projeto é fruto de pesquisas em capitais cosmopolitas, como Londres e Nova York.

Aru (Foto:  Nilton Novaes Filho)
Aru (Foto: Nilton Novaes Filho)

Para os fãs de sushis, o Misaki tem ótimos combinados a oferecer. O primeiro a destacarmos é o Aru. Servido no almoço, traz uma saborosa mini salada sunomono, 4 sashimi shake, 2 niguiri shake e 2 gunkan recheados com salmão e damasco. Outra opção diversificada e interessante é o Kosho, que traz mini salada sunomono, 4 hossomaki filadélfia, 4 sashimi tilápia e 4 hakusai shake. Bacana o uso que a casa faz de ingredientes regionais, como a tilápia, transformando-os em saborosos pratos com essência e aura japonesa.

Aos mais gulosos, a dica é conferir o Combinado Misaki, servido em almoços e também jantares. A opção, que carrega o nome da casa, traz 32 unidades saborosas de sushi, e é composta por 8 sashimis e 24 sushis. E para fechar, o Maki Hi Lagosta e Caviar, com salmão maçaricado recheado com lagosta, caviar e cream cheese… Delícia!

Serviço
Misaki
Avenida Desembargador Moreira, 1031 – Jardins Open Mall – Aldeota
Fone : (85) 3433-1050
Aberto diariamente para almoço e jantar
Cartões de crédito VISA , Mastercard e American Express

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php