28, junho, 2015

Mês do sushi: mais delícias gastronômicas japonesas

Temakis são um exótico jeito de experimentar camarões... Vale a pena conhecer (Divulgação)
Temakis são um exótico jeito de experimentar camarões… Vale a pena conhecer (Divulgação)

Continuamos hoje a  série Mês do Sushi, a falar sobre as delícias gastronômicas japonesas em Fortaleza. Após o começo dessa nossa viagem, onde passeamos por alguns maravilhosos sabores e tipos de sushi, o restaurante indicado nessa segunda matéria da série é mais voltado ao preparo de um “primo” próximo do prato japonês. Para falar sobre o temaki, a indicação da vez do Portal Sabores é a Yap TemakeriaItadakimasu!

Segundo indicado: Yap Temakeria

Você sabe o que é um temaki? Uma alternativa informal de alimentação no Japão, o temaki é um tipo de “sushi em cone”, onde os ingredientes que compõem o sushi são dispostos num cone envolto por alga. Desta forma, o temaki possui bem mais quantidade de recheio que uma peça de sushi normal, dado o seu tamanho. No Brasil, a febre pelos temakis fez nascer as temakerias, até então um fenômeno estranho aos próprios japoneses.

Com maior atenção ao prato, as receitas habituais acabaram ganhando releituras muito criativas, como as feitas pela Yap Temakeria. Com três sedes operando em Fortaleza, a casa de culinária japonesa administrada por Priscila Romcy e Adalberto Targino oferta ao público uma grata experiência de delícias que nos remetem ao oriente.

Os temakis da casa são dispostos em quatro categorias: simples, especiais, hots e flambados. Para quem quer experimentar pela primeira vez, entre os temakis simples, alguns destaques são o mantena, com arroz, cream cheese e salmão em cubos, e o , feito com salmão, camarão e cebolinha. Para os temakis especiais, cabe destaque ao adalbas, preparado com camarão empanado, shitake e cebolinha, tem um sabor levinho e um delicioso contraste entre doce e salgado.

Sadan (Divulgação)
Sadan (Divulgação)

No entanto, talvez o queridinho absoluto da casa seja mesmo o sadan. Entre os flambados, este temaki é espetacular: envolto por uma fina peça de salmão ao invés de alga, é composto por cream cheese, camarões e gergelim e acompanha tarê e cebolinha. O prato é aromático e tem uma textura e sabor inesquecíveis. Vale realmente a pena conhecer.

Quanto às opções de bebidas para acompanhar seu temaki, a Yap oferta refrigerantes, cerveja, sucos, saquês e destilados. Já entre as sobremesas, nossa dica é experimentar o babado, uma versão releitura do sushi transformada em sobremesa. O babado traz banana madura crocante feita na farinha panko, envolta como um sushi hot tradicional, acompanhando recheio de brigadeiro e doce de leite… Delícia!

Serviço
Yap Temakeria Sul
Av. Washington Soares 2565 (dentro do posto BR ao lado do Siara Hall)
Segunda a sexta, das 11h às 22h30. Sábados e domingos, das 15h às 23h

Yap Temakeria
Rua Marcos Macedo, 655 – Shopping Street Mall, loja 12, Aldeota
Todos os dias, das 18h à meia noite.
Telefone: 3224-8618

Yap Temakeria Boteco Praia
Boteco Praia – Avenida Beira Mar, 1680, Meireles.
Horário de funcionamento: a partir das 17hs
Mais informações ligar para o Boteco Praia: 3248-4773

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php