22, novembro, 2016

Mesa ao Vivo Ceará de 2016 teve como tema “Sol, sal e mar”

Chef Marco Gil, do Quinta Restaurante: valorização de uma gastronomia simples e criativa à base de produtos da terra
Chef Marco Gil, do Quintal Restaurante: valorização de uma gastronomia simples e criativa à base de produtos da terra

Com três dias de evento na Vila Azul do Mar, do Beach Park, o Mesa ao Vivo Ceará deste ano trouxe diversos nomes de peso do cenário gastronômico local e nacional para a tradicional Cozinha Show, aulas ao vivo seguidas de degustações. A escolha do tema – “Sol, sal e mar: ingredientes locais que definem a cozinha cearense” – se fez presente desde a escolha do lugar, belo ponto na costa litorânea cearense, aos pratos charmosos preparados por cada chef. Encerrado neste domingo, dia 20/11, como de costume no calendário da culinária cearense, o Mesa proporcionou aos visitantes uma viagem temática extremamente gostosa pelo que o estado tem a oferecer. 

Experimentamos alguns destaques da Cozinha Show de sábado, começando pela apresentação do chef Marco Gil, do Quintal Restaurante. Com uma proposta de valorizar a regionalidade e os produtos da terra, numa apresentação simples e de técnica impecável, o chef natural de Portugal deixou claro que não iria dar uma aula propriamente dita, mas sim realizar um experimento, testando uma receita que nunca havia feito antes. A criação foi uma arraia de sol com dashi de cogumelos e azeite de algas. Mistura inusitada que acabou dando muito certo. 

 

Com estilo calmo e técnica meticulosa, Gil destacou a importância de se utilizar produtos orgânicos e de qualidade, ressaltando a necessidade de se ter uma boa cadeia de fornecedores, bem como de dar preferência a produtos frescos, como a arraia utilizada. O prato uniu um peixe muito apreciado no Ceará a valores orientais, trazendo shimeji, shitake desidratado, óleo de gergelim e shoyo à receita. Optar por alga kombu deu um toque criativo ao azeite aromático (um bom português não se separa do seu azeite na cozinha). Já a arraia havia sido curada na geladeira anteriormente em uma boa camada de sal: o chef explicou que optou pelo uso de rapadura no processo de cura, contrabalançando o toque de sal e substituindo a escolha de açúcar.

Pablo Oazen
Chef mineiro Pablo Oazen, do Garagem Gastronomia

Na Cozinha Show de Pablo Oazen, do Garagem Gastronomia, de Minas Gerais, a novidade ficou por conta do sonho de caranguejo com picles de cebola e algas. Trazendo alga nori triturada e peneirada, polvilhada sobre os sonhos, Oazen preparou um recheio de creme de caranguejo à base de ingredientes diversificados, como mostarda, pimenta, um pouco de ketchup e mais alguns insumos. Um lanche simples e bem saboroso, valorizando para o chef a lógica do “menos é mais”. Renderia uma ótima entrada descontraída ou um bom petisco para se degustar com cerveja ou vinho branco gelado.

Para finalizar, uma passada na Cozinha Show do veterano cearense Lúcio Figueiredo, do Vojnilô Restaurante, que trouxe um prato tradicional de sua casa gastronômica ao Mesa ao Vivo: a Paella Vojnilô. Homenageando o tio Vicente Bojovski, falecido neste ano, que ensinou a Figueiredo muito do universo dos frutos do mar, a paella montada, de concepção contemporânea, trouxe arroz, pimentões das três cores, lula, polvo, taioba, camarão e lagosta numa combinação cautelosa, com o intuito de preservar o frescor e a textura de cada marisco. Uma garfada da degustação trazia ao comensal o cheiro do mar e o sabor de seu sal. Uma observação final é que a mistura de açafrão com páprica espanhóis aromatizou bem o prato.

Lúcio Figueiredo (Foto: Carlos Eduardo)
Lúcio Figueiredo (Foto: Carlos Eduardo)

Muito mais apresentações ocorreram durante o Mesa ao Vivo Ceará, como as de Flávia QuaresmaIvan Achcar, Paulo MachadoLia Quinderé, Rodrigo Viriato, Liliane Pereira, Bia Leitão, Luciano FerreiraLéo Gonçalves, Faustino Paiva, Valdir do Nascimento, Isabel Cunha, Bernard Twardy e outros. Quem perdeu esse evento, ótima oportunidade de experimentar tendências e atualidades da gastronomia do Ceará, poderá conferir todos os detalhes (e receitas) na publicação da edição especial da Prazeres da Mesa voltada ao Mesa ao Vivo.

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php