7, agosto, 2014

Mesa ao Vivo: Marie Anne, Neiva Terceiro e Carlos Bertolazzi são destaques no último dia

Chefs usaram a criatividade e o conhecimento para agregar elementos do quintal aos pratos do Mesa ao Vivo

Pão de tinta de lula e coentro
Pão de tinta de lula e coentro

O segundo dia do Mesa ao Vivo Ceará 2014 trouxe para as cozinhas do Senac elementos do quintal como esperado pela temática deste ano. Os chefs usaram a criatividade e a sabedoria para compor pratos e arrancar elogios do público. Na Cozinha Master, Carlos Bertolazzi deu uma aula-show, com tons humorísticos e o talento da cozinha. O creme de batata com cogumelos crocantes e bottarga de ovo caipira fez sucesso entre os participantes da cozinha.

Outra grande atração desta cozinha foi a francesa Marie Anne Bauer, do restaurante Le Marché de Fortaleza. Marie fez uma galinha de angola com farofa de passas e maçã. Mais conhecida como capote pelos cearenses, a galinha de angola é muito comum nos quintais do estado. Com a temática, a chef francesa, que mora há 24 anos no Brasil, disse que a carne da galinha é mais escura e mais resistente, o que aumenta o tempo de cozimento. Marie ainda brincou com a idade das galinhas. Quanto mais velhas, mas têm a carne dura. Na farofa, vieram as passas e a maçã. Segundo ela, estes elementos dão um toque agridoce à farofa.

O chef Ivan Prado preparou um prato com alga de Flexeiras marinada no leite de coco e crocante de castanha. A proposta mais uma vez é usar elementos regionais, do nosso quintal. Outra chef da cozinha master foi Kátia Barbosa, que trouxe para o Mesa ao Vivo o nhoque de feijão com carne seca e manteiga de garrafa. O último chef do dia, Joca Pontes, trouxe o pescado matuto: filé de cioba grelhada na manteiga de garrafa sobre feijão verde no pirão queijo, vinagrete colorido ‘al dente’, acompanhando farofa de cebola queimada.

A chef Neiva Terceiro participa todos os anos do Mesa ao Vivo Ceará e em 2014 não poderia ser diferente. Neiva trouxe para o evento o creme de camarão com camarões picantes no pão com tinta de lula e sementes de coentro. A novidade, segundo a chef, faz parte da temática do Mesa que fala sobre os quintais. O camarão e o coentro são os elementos dos quintais e muito consumidos pelos cearenses. A chef afirmou que o evento desperta no público o interesse pela gastronomia. Ela disse que dos anos anteriores até o atual a participação das pessoas no Mesa só tem aumentado. A chef contou ainda que até o final do mês de agosto a Neiva Terceiro Pães e Vinhos vai abrir unidade em Fortaleza. A Neiva Terceiro Pães Artesanais já tem unidade na capital, no bairro Aldeota.

Colunistas

Ver tudo
16 de maio de 2019

Dragão Fashion Brasil ocorre em Fortaleza

Autor: Raquel Pessoa

15 de maio de 2019

Rodeio em Ribeirão Preto

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

7 de maio de 2019

Ambev traz chopp Stella Artois a Fortaleza

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php