26, fevereiro, 2014

Molhos com legumes saudáveis

Saiba quais os benefícios que os molhos com legumes podem trazer para a saúde

Espaguete ao azeite com salmão e abobrinha (Divulgação)
Espaguete ao azeite com salmão e abobrinha (Divulgação)

Um molho preparado com os ingredientes certos, juntamente com a massa, pode trazer muitos benefícios ao organismo. A Estrela, marca da M. Dias Branco, e a nutricionista Fabiana Fontes, da Equilibrium, consultora da marca, dão dicas de quais são as melhores opções.

A combinação de massa, que é uma fonte de carboidrato e energia, com legumes, que fornecem vitaminas, minerais e fibras, é essencial para manter uma alimentação saudável. Além disso, segundo a nutricionista Fabiana Fontes, alguns tipos de fibra têm o poder de modular a absorção da glicose fornecida pelos carboidratos da refeição. “Esta modulação é importante porque controla a quantidade de um hormônio do nosso organismo chamado insulina, temos desta associação uma ferramenta para prevenção e controle do Diabetes”, explica Fabiana.

A abobrinha é uma ótima opção para compor o molho, tem uma consistência macia que agrada a diferentes paladares, é nutritiva e prática para o dia a dia. Esse legume também possui 33% de vitamina A (para a quantidade de três colheres de sopa), recomendada para o consumo diário, e ainda é fonte de água, possuindo 95% desse nutriente.

Para aproveitar as dicas, a Estrela sugere a receita de Espaguete ao Azeite com Salmão e Abobrinha. Com muitos benefícios, a combinação desses ingredientes resulta em um prato bastante nutritivo.

Espaguete ao Azeite com Salmão e Abobrinha

Ingredientes:
1 embalagem de Espaguete Gostoso Estrela (500g)
5 colheres (sopa) de azeite extra virgem
2 cebolas médias, picadas
2 abobrinhas médias, em cubinhos
5 tomates maduros, sem sementes e sem pele, picados
500g de filé de salmão
2 dentes de alho, picados
sal e alecrim a gosto

Modo de Preparo:
Comece preparando o salmão. Numa assadeira média, acomode os filés de salmão e tempere com alho, sal e alecrim. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180º) pré-aquecido por 25 minutos. Retire do forno, corte os filés de salmão em lascas e reserve.
Numa panela média, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte as abobrinhas, os tomates e deixe refogar por mais 10 minutos ou até que a abobrinha fique macia, se necessário acrescente ½ xícara (chá) de água. Acerte o sal e reserve.
Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o refogado de abobrinha com tomate e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Espalhe por cima as lascas de salmão e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções
Variação: O salmão pode ser substituído por atum ou sardinha, no caso destes ingredientes, basta acrescentá-los no refogado de abobrinha com tomate e substituir o alecrim por salsinha.
Toque do Chef: A combinação de ingredientes desta receita é bastante nutritiva e indicada para idosos.

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php