20, junho, 2013

Noite agradável e descontraída marca o Showcooking do Gustiamo

A primeira edição do showcooking do Gustiamo contou com o chef italiano Valerio Dionisi e leitores do Portal Sabores que participaram da promoção especial

2A casa especializada na culinária e nos produtos italianos realizou na última terça-feira, dia 18 de junho, o seu primeiro showcooking, em evento fechado para convidados. Para a primeira edição do evento, o empório e pizzaria Gustiamo convidou o chef Valerio Dionisi, que em uma noite agradável e especial apresentou aos participantes um experiência gastronômica única.

O conceito de showcooking apresenta a ideia de cozinhar ao vivo, com o chef convidado interagindo com os convidados de forma descontraída e detalhada. O Gustiamo preparou junto com Valerio um cardápio degustação exclusivo para a primeira edição com harmonização de vinhos brancos e tintos das principais regiões italianas. “Conversando com o Giuliano Dente, proprietário da casa, ele teve a ideai de fazer o evento e me convidou para realizar o primeiro. Para essa primeira experiência a gente montou juntos um menu típico da nossa cidade natal. E A ideia era apresentar um jantar aula, explicando detalhadamente todo cardápio, as estradas, os pratos, a harmonização dos vinhos, fazer algumas receitas na frente dos convidados, explicando como é o procedimento, ingredientes usados e interagindo. São sugestões que todos podem repetir tranquilamente em casa e ingredientes fáceis de achar”, explica o chef Valerio.

Nascido na região do Lazio, na Itália, Valério Dionisi começou com a culinária de inspiração camponesa, típica de sua região. Trabalhou em alguns restaurantes do seu país natal, mas atualmente morando em Fortaleza, o italiano chefia a cozinha do Soul Gourmet Casa de Sabores, além de ministrar cursos e prestar consultorias gastronômicas. Para o 1º Showcooking do Gustiamo, o chef resgatou suas origens e apresentou para os convidados duas entradas, dois pratos principais e uma sobremesa.

O proprietário do Gustiamo destaca a preocupação com a realização do evento. “Esses eventos acontecem muito na Itália. A gente quer oferecer essa interação com o público e o chef, não é só comer. Queremos mostrar o que elas vão comer, todos os ingredientes, como é feito e quanto tempo demora, com um personal chef que vai fazer isso exclusivamente ao vivo. Também para despertar o interesse nas pessoas de harmonizar, o porque que tem que tomar determinada bebida com cada prato, qual sabor que vai casar com cada tipo de vinho, juntar os sabores”, completa Giuliano.

A ideia do Gustiamo é fazer o evento uma vez por mês, convidando sempre um novo chef e com argumento diferente na montagem do cardápio. A segunda edição já está sendo preparada e vai acontecer em julho.

Confira como foi o  1º Showcooking do Gustiamo:

 

 

Gustiamo
Rua Otacílio Mota, 132 (Localizado na frente do consulado italiano), Luciano Cavalcante
Horário: terça a domingo, das 18h às 24h
Contato: (85) 3046-3086

 

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php