2, agosto, 2013

Claude Troisgros encerra com muita simpatia e descontração o Mesa Do vivo Ceará 2013

DPP1_0125
o chef-celebridade Claude Troisgros no encerramento do festival

Claude esbanjou simplicidade, simpatia e alegria, conquistando o público cearense que lotava a cozinha master do evento. A grande estrela dessa edição, que apresentador de TV e chef do restaurante Olympe, considerado pela crítica um dos melhores franceses do Rio de Janeiro, iniciou sua oficina elogiando o Ceará.” Eu venho de uma semana cearense maravilhosa, passei uma semana em Jericoacoara, um lugar não só incrível para esporte e lazer, mas também pela gastronomia. Hoje, em Fortaleza, comi um prato que paixão nacional, carne seca desfiada com manteiga de garrafa, eu me acabei”.

O chef-celebridade apresentou três pratos diferentes: Gnocchi de batata-roxa e bacalhau imperial com queijo coalho de Jaguaribe; Vieria e palmito com doce de leite, farofa de quinua e rapadura; e salmonete crocante, pirão de cajuína e caviar frito. Num clima descontraído, como se comandasse o programa “Que Marravilha”, do canal a cabo GNT, interagiu com o público e escolheu voluntários para ajudar.

Melhor das Cidades e Jantar Magno

Como no primeiro dia do festival, o público aproveitou o espaço de degustação para provar, os melhores restaurantes, bares e serviços de bufê com atuação em Fortaleza. O destaque ficou por conta dos hambúrgueres, que chamou a atenção e formou fila nos estandes, principalmente do Meatpacking NY Prime Burger e do Bocadillo Sanduíches.

DPP1_0121Quem chamou atenção dos participantes no espaço durante os dois dias do evento foi o Duggê Sorvetes Artesanais. Comandado por Antônio Almeida e Eugênio Gondim, a sorveteria apresenta uma proposta de que os sorvetes podem ir além da sobremesa. “A gente quer promover uma nova visão sobre o sorvete, ele não é só sobremesa, mas também outras possibilidades, como drink, salada, opções da entrada à sobremesa. A gastronomia tradicional faz isso todo dia, combinações de sabores, e a gente desenvolve no que somos especialistas, o sorvete. Por que o sorvete tem que ser só sobremesa e sabores tradicionais?, completou a dupla do Duggê. Os chef participaram também das oficinas e apresentaram um sorvete de abóbora com azeite acompanhando carne de sol em cubos, paçoca de castanha, glucose de genipapo e chips de batata doce, sempre dando destaque para os ingredientes do Ceará em suas receitas.

Para encerrar as atividades do Mesa ao Vivo Ceará 2013, o Portal Sabores foi convidado para o Jantar Magno do dia. Os Jantares Magnos ocorrem paralelamente ao festival e os restaurante convidado apresentaram, em seu endereço, cardápios especiais, preparados por times de chefs renomados. E o jantar de encerramento aconteceu no restaurante Casa de Moá, com participação dos chefs Louise Benevides (Casa de Moá, Fortaleza – CE) e Salvatore Loi (Girarrosto, São Paulo – SP). O cardápio contou com Entrada Mousse de feijão com carpaccio de polvo e vinagrete de mel e limão (Louise Benevides), harmonização: Trapiche Brut (Interfood). Prato principal com Ravioli recheados com berinjela, burrata, camarão, molho de nozes e demi-glass de vitela (Salvatore Loi) e harmonização: Trapiche las Palmas Chardonay (Interfood); e Costela barolo ao vinho tinto,com purê de batatas rústico (Salvatore Loi), harmonização: Trapiche Medalla Cabernet Sauvignon (Interfood). Sobrmesa Cheeesecake au Chèvre com coulis de pitanga (Louise Benevides), harmonização: Trapiche Tardio (Interfood).