5, julho, 2014

Delícias do Ceará

As dicas de hoje trazem algumas delícias do Ceará e indicações de onde degustá-las

TapiocaO Ceará, além de hospitalidade e belezas naturais, tem muito a oferecer também em termos de gastronomia. A cozinha cearense traz todo tipo de delícias – doces, pratos salgados, lanches exóticos – e é mais uma das tantas culinárias ricas da gastronomia brasileira. Hoje vamos falar sobre algumas das melhores delícias cearenses para você experimentar no final de semana, sendo cearense ou não! Aos que aqui já vivem, que tal redescobrir as melhores comidas do seu estado?

Tapioca

Um clássico da culinária cearense, a tapioca cai bem como café, lanche ou jantar. Com aquele café e recheada com muitas opções (como requeijão, queijo coalho, calabresa, camarão), é impossível resistir à delícia. Disponível em quase todas as padarias do estado – uma aposta certa para o café da manhã – a tapioca autêntica, feita com goma na frigideira, é de dar água na boca.

Nossa indicação é experimentar a tapioca do Centro das Tapioqueiras. O local reúne diversas opções de estabelecimentos e recheios diferentes, uma tapioca mais gostosa que a outra, além de contar com uma forte tradição no ramo.

Centro das Tapioqueiras
Endereço: Avenida Washington Soares, 10215 – Messejana – Fortaleza
Telefone: (85)3274-7565

Baião de dois

Baião de Dois com Carne do Sol do Colher de Pau (Divulgação)
Baião de Dois com Carne do Sol do Colher de Pau (Divulgação)

O segundo colocado em nossa lista é o baião de dois. São tantas as variantes do baião que é quase impossível encontrar em Fortaleza um baião igual ao outro. Há versões menos calóricas e mais leves, que levam apenas alho, queijo coalho e outros temperos. Outras já são mais incrementadas: você pode encontrar o baião de dois recheado com calabresa, toucinho, nata (a gordura do leite), manteiga da terra e uma infinidade de receitas.

Para quem chega e não é acostumado com as receitas mais calóricas, ou para os cearenses que aqui vivem, a nossa indicação é o baião de dois do restaurante Colher de Pau. Já tendo sido premiado como o melhor baião da cidade pela Veja Comer & Beber, além do renome do próprio restaurante, o prato leva temperos mais leves e é realmente uma delícia. Vale a pena experimentar.

Colher de Pau
Rua Ana Bilhar, 1178 – Varjota, Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3267-6680

paneladaPanelada

Pra fechar a nossa lista de “cearensidades”, a última da lista é a panelada. Embora cause mais relutância em muitos por geralmente ser um prato mais calórico, há quem não resista a uma panelada bem feita – com pouca gordura e bastante sabor. O prato é ícone para o cearense que aprecia bem a culinária mais típica de seu estado, assim como a famosa buchada.

Quanto à nossa panelada, indicamos o Mercado São Sebastião. Lá o comensal poderá escolher entre uma enorme variedade de estabelecimentos diferentes, organizados por stands. O Mercado é um dos pontos mais tradicionais quando o assunto é comida típica. Para se ter uma ideia, os mais antigos fortalezenses contam histórias de décadas atrás, quando já era comum o hábito de ir comer pratos como a panelada ou buchada logo no finzinho da madrugada no São Sebastião, após as noites de boemia.

Mercado São Sebastião
Horário: 5h às 17h, todos os dias exceto nos domingos e feriados que fecha as 12h
Endereço: Rua General Clarindo de Queiroz, 1745 – Centro
Contato: (85) 3468.1600