24, agosto, 2015

L’École Brasil chega a Fortaleza: conheça a nova proposta gastronômica

Camarão grelhado aos quatro queijos: uma das delícias da L'École Brasil (Divulgação)
Camarão grelhado aos quatro queijos: uma das delícias da L’École Brasil (Divulgação)

A quem ama e vive intensamente os prazeres da gastronomia, uma experiência inédita do gênero chega agora a Fortaleza. Trazendo consigo um novo conceito de estabelecimento, será inaugurada em Fortaleza, no dia 31 de agosto, a primeira sede brasileira da L’École Brasil, Casa de Gastronomia. Com base em uma tendência recente, originada nas grandes metrópoles mundiais, a L’École aposta em agregar e integrar espaços gastronômicos diferenciados: o projeto envolve um sofisticado restaurante, uma boutique de produtos selecionados, um snack bar, uma charutaria e até mesmo uma escola de gastronomia, somando 1400m² ao total.

O novo espaço será localizado na rua Monsenhor Bruno, 819, no Meireles. A primeira unidade da L’École no Brasil chega a Fortaleza através da inspiração dos sócios Albertino Araújo, Fabio de Lucca Moreira, Diego Suassuna e Jorge Almeida, que acreditam no potencial turístico e na hospitalidade da capital cearense. Além disso, os sócios destacam a demanda por um espaço completo, dinâmico, e de excelência nesta que é a quinta maior capital do país. Para a marca, o projeto é “uma proposta à altura das grandes metrópoles mundiais e dos paladares mais exigentes”.

Carré de cordeiro: toque contemporâneo dá sofisticação ao prato (Divulgação)
Carré de cordeiro: toque contemporâneo dá sofisticação ao prato (Divulgação)

O Restaurante

A proposta inicial do restaurante da L’École Brasil é ofertar um cardápio novo todos os dias. Assim, o Restaurante L’École apresenta o serviço de empratado, ou seja, pratos individuais “caracterizados pelo equilíbrio da reunião de sabores”, como anuncia a marca. Acompanhando a tendência da cozinha e culinária cosmopolitas, o espaço trará criações com ingredientes regionais a partir de uma leitura contemporânea, seguindo a “verve” da cozinha autoral. O serviço de atendimento é inspirado em nuances francesas, dispondo de quadro de funcionários totalmente graduado em gastronomia, uma característica que garante a qualidade do serviço e produto final graças ao primor e entendimento dos processos internos.

A cozinha do restaurante faz uso de equipamentos de alta tecnologia. De acordo com a casa, “Os mais modernos à disposição no país. Atualmente [a nossa cozinha] pode ser considerada a cozinha mais bem estruturada do Ceará”.

De segunda a sexta, o cardápio diariamente variável disponibilizará três entradas, seis pratos principais e três sobremesas. No jantar, a proposta é viajar pelos cinco continentes, correspondendo cada dia da semana a um continente. Aos sábados, haverá uma feijoada gourmet e a repetição dos pratos com melhor aceitação da semana ao meio-dia, além de clássicos mundiais no jantar. Aos domingos, prossegue a proposta dos 11 clássicos da gastronomia mundial durante o almoço, e à noite um festival de massas e pizzas.

Sócios da L'École Brasil: Albertino, Jorge, Diego e Fábio (Divulgação)
Sócios da L’École Brasil: Albertino, Jorge, Diego e Fábio (Divulgação)

A tecnologia também é notável no sistema biométrico da casa: o cliente pode consumir em qualquer um dos espaços L’École. Ao fazê-lo, ele registra o próprio consumo por meio de biometria, e realiza o pagamento somente na saída da casa.

Explorando a luz natural, os ambientes trazem estilos diversificados para seus 160 lugares de capacidade. Como complementação, quadros de artistas cearenses estarão disponíveis para apreciação e comercialização na L’École, valorizando a arte e a cultura do estado.

Horário de funcionamento:
Restaurante
Todos os dias, das 11h às 15h30, e à noite das 19h à meia-noite

O Snack Bar

Já o ambiente Snack Bar da L’École traz no cardápio sanduíches e petiscos, lanches variados com a premissa de incorporar toques “gourmet” da alta gastronomia ao gênero, criando sabores inovadores e sofisticados. O Snack Bar também oferece uma grande variedade de cervejas, incluindo as especiais, e drinks com receitas desenvolvidas por mixologistas e outros profissionais especializados. Pra fechar, este ambiente dispõe de uma varanda aberta, sonorização exclusiva com uma seleção de músicas e um lounge vip.

Horário de funcionamento:
Snack Bar
Todos os dias, das 15h30 às 02h

Taça de batata frita e bacon crocante (Divulgação)
Taça de batata frita e bacon crocante (Divulgação)

Charutaria

Para os fãs deste fumo, a charutaria tem ambientação propícia à apreciação de exemplares variados. Entre as opções estão charutos de países como Cuba, Costa Rica e Brasil, acompanhados por bebidas especiais para harmonizar com o produto do tabaco.

Há sofás e uma televisão, além de jogos de tabuleiro, cartas, dominó, entre outros, para complementar o entretenimento dos visitantes.

Horário de funcionamento:
Charutaria
Todos os dias, das 15h30 às 2h

Boutique

A Boutique L ́École traz produtos selecionados e alguns exclusivos. Há ofertas dos molhos e das massas caseiras utilizados no restaurante e snack bar, além de pimentas, embutidos, azeites especiais, carnes, queijos, doces finos, bebidas premium e outras iguarias da culinária. Produtos de marcas reconhecidas internacionalmente também estão disponíveis na boutique, como vinhos Dalpizzol, Catena Zapata e as pimentas Mendez. São pelo menos 30 rótulos de vinhos e espumantes e cervejas especiais e artesanais disponíveis nas prateleiras.

No espaço, também são disponibilizados utensílios de cozinha como facas para cozinheiros, dolmãs, panelas e utensílios gerais.

Horário de funcionamento:
Boutique
Todos os dias, das 15h30 às 2h

Tábua de frios (Divulgação)
Tábua de frios (Divulgação)

A Escola – Atelier L’École

A Escola de Gastronomia – Atelier L ́École – trabalhará em três frentes: oferecerá cursos de capacitação e aperfeiçoamento variados com foco no público especializado de bares, hotéis e restaurantes; cursos de fundamentos básicos e cozinhas temáticas para o público geral, leigos e amantes da gastronomia, e ainda cursos corporativos. Neste último formato, a empresa apresenta sua necessidade, seja ela a qualificação de serviços, da equipe de garçons, ou aperfeiçoamento da brigada de cozinheiros, e a L’École elabora o curso sob demanda, conforme a necessidade apontada pelo gestor.

Os professores são chefs, gastrônomos, engenheiros de alimentos, nutricionistas, administradores para os cursos de gestão; parte são mestres e/ou doutores, e todos são profissionais de mercado, diferencial que possibilita ofertar, além da teoria, as bases práticas e empíricas para o aprendizado do aluno.

Conhecendo a demanda por cozinhas equipadas em Fortaleza, o Atelier atende também outros centros de gastronomia através da locação de seus espaços. A estrutura é composta por duas cozinhas com capacidade para 20 a 30 pessoas, conta com equipamentos modernos e de alta tecnologia para mostrar aos alunos as novas tendências. Como alguns dos cursos ofertados terão imersão em conteúdos didáticos, a escola também é amparada por duas salas teóricas.

Horário de funcionamento:
Atelier L’École
Todos os dias, das 14h às 22h

Serviço:
Inauguração da L’Ecole Brasil
Evento de lançamento no dia 27/08 às 20h, apenas para convidados.
Local: R. Monsenhor Bruno, 819 – Meireles. Fortaleza/CE.
Abertura da casa para público geral no dia 31/08/15.
Site: www.lecolebrasil.com.br