13, novembro, 2013

Nutricionista dá dicas de alimentação antes e depois dos exercícios

Ideal é procurar um nutricionista para que ele faça plano individualizado de alimentação

Após o treino, a dica é ingerir carboidrato, como as massas
Após o treino, a dica é ingerir carboidrato, como as massas

O Projeto Nutricionista conversa esta semana com a nutricionista Mirella Freire, da NutriClinic Funcional, clínica responsável pelo Fit Food, restaurante da Academia Central do Corpo. O assunto é alimentação e exercícios físicos.

De acordo com ela, as recomendações dos especialistas vão depender do objetivo de cada pessoa e do tipo e intensidade do treino, mas, de um modo geral, não se deve treinar em jejum ou comer demais antes do exercício. “A refeição pré-treino também pode variar, mas deve-se dar preferência aos carboidratos (pães, bolachas, massas, batata, tapioca, sucos) e evitar excesso de fibras, pois quanto antes o alimento for absorvido, mais rápido ele estará disponível para o músculo no momento do treino”, completa Mirella.

Ela também dá dicas para a alimentação após os exercícios. “Nesse momento de recuperacão muscular, uma alimentação mista, rica em todos os nutrientes, principalmente, em proteínas e carboidratos. As porções também variam de acordo com o objetivo: emagrecer, manter ou ganhar peso”, enfatiza.

Mirella destaca que todas as recomendações devem ser seguidas e que as pessoas devem procurar um nutricionista para que ele faça um plano individualizado.

Além disso, os nutrientes essenciais para quem pratica esportes incluem proteínas, carboidratos, boas gorduras, vitaminas e minerais.

A nutricionista também diz que os riscos para quem não segue algumas recomendações necessárias podem envolver fadiga muscular, falta de rendimento e queda da imunidade. “E, principalmente, se a pessoa não conseguir atingir o objetivo proposto pelo treinamento, pode levá-la à frustração”, completa.

Dicas
Antes dos exercícios:
Banana com mel ou torradas com geleia ou tapioca com queijo branco e suco de fruta

Depois dos treinos:
Refeições contendo carboidratos, como massas ou batata doce mais frango, peixe, cortes magros de carne bovina ou ovos. Os shakes de proteínas com carboidratos são opções muito práticas e eficientes também.

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php