21, março, 2019

Nutricionista dá dicas sobre alimentação de pré e pós-treino e orientações a esportistas

Nutrição
Segredo dos resultados das atividades físicas está na boa nutrição: confira a conversa que tivemos com Samira Pinheiro, nutricionista da Master Academia Personalizada (Foto: Getty Images)

Nesta semana, o Mundo Light conversa com a Samira Pinheiro, nutricionista da Master Academia Personalizada e especialista em Nutrição e Exercício Físico, sobre um tema que interessa a todos os fãs de um estilo de vida mais saudável: alimentação e exercícios físicos.

Um dos temas abordados na conversa foi a importância do pré e pós-treino para as atividades físicas e para a manutenção do rendimento durante os exercícios. “Os alimentos que devem ser utilizados em pré-treino devem conter carboidratos de liberação lenta, ou seja, os complexos, e gorduras boas. Se a pessoa ingerir banana, castanha de caju, um pouquinho de mel, por exemplo, é um bom pré-treino. Você está misturando um carboidrato, de absorção mais rápida, a frutose, e associando à castanha, que é uma gordura, o que torna essa absorção um pouco mais lenta e, dessa forma, você tem uma liberação de energia mais adequada para que a pessoa consiga desenvolver a atividade física”. Outra dica bacana, segundo ela, é usar pasta de amendoim com uma fatia de pão.

Samira Pinheiro
“A alimentação adequada é imprescindível, não tem como ter uma vida saudável e envelhecer bem sem se preocupar com a alimentação”, explica Samira Pinheiro, nutricionista especializada em Nutrição e Exercício Físico da Master Academia

Além de o esportista dever prezar sempre por refeições leves, o que evita o desvio do fluxo sanguíneo para o estômago, os itens com lactose devem ser evitados: “a lactose traz uma digestibilidade mais lenta, e isso pode atrapalhar. Mesmo os leites onde há escrito “sem lactose” não são sem lactose, mas sim acrescidos de lactase, que é uma enzima. Iogurtes também. Os únicos leites que você pode considerar que não têm mesmo lactose são o leite de amêndoas, o leite de arroz… Mas todo leite animal vai ter lactose”.

A importância dos carboidratos na dieta

E os carboidratos, são os “vilões” das dietas ou possíveis aliados? A dica, neste caso, é o controle: Pinheiro explica que retirar os carboidratos da dieta é uma medida que acaba causando um desvio metabólico, o que traz grandes riscos de se recuperar o peso perdido após os períodos de abstinência. Neste caso, vale a moderação e o planejamento em seu consumo.

“As pessoas engordam porque excedem demais o consumo, consomem muito mais carboidrato do que elas têm condição de gastar. Então, tem que buscar o equilíbrio, consumir carboidratos de qualidade, os alimentos integrais, os alimentos sem açúcar simples, as frutas, os legumes, os grãos, alimentos que têm carboidrato de qualidade”. Nessa categoria, enquadram-se o arroz integral e o feijão, “excelentes alimentos, ainda mais combinados num almoço”, completa Samira.

Consumo regular de doces e refrigerantes, mesmo o zero (objeto de muitos processos químicos), nem pensar: “um alimento de péssima qualidade, que vai só agregar ganho de gordura pra você. Não tem nenhum valor nutricional”.

Café
O café é termogênico e ajuda a acelerar o metabolismo, mas o consumo excessivo pode ser danoso ao organismo (Foto ilustrativa)

Água e café durante os treinos

Dois outros temas de curiosidade dos nossos leitores foram abordados na conversa: o consumo de água e café durante os exercícios.

A hidratação, em pequenas doses sucessivas, não deve faltar, o que contribui para o controle térmico e a resfriamento do corpo.

Já o café é um excelente termogênico e estimulante: o que deve ser evitado é o consumo excessivo durante o dia, ou o consumo por pessoas muito sensíveis à cafeína, o que pode causar ansiedade, excitação, insônia ou até problemas gástricos. Outra sugestão de termogênico da nutricionista é o gengibre, que pode ser consumido em sucos, por exemplo, evitando-se, também, o consumo excessivo durante o dia.

Fazer exercícios em jejum ou cortar o máximo de refeições por dia dá resultados?

“Quem pratica exercícios e não come corretamente está cometendo outro erro grave, porque demanda mais energia que o sedentário e não repõe essa energia de forma adequada, então acaba prejudicando o seu organismo. Pode desenvolver patologias, pode adoecer frequentemente, porque o sistema imunológico baixa, pode perder massa muscular, porque não está ingerindo os nutrientes adequados para que haja a recuperação do corpo depois da prática do exercício”, completa Samira.

Sobre praticar exercícios físicos em jejum, a especialista compartilha seu ponto de vista: “tem algumas pessoas que acham interessante fazer atividade física sem se alimentar, o que não é uma coisa recomendada, porque o corpo precisa de energia para poder trabalhar. A alimentação adequada é imprescindível, não tem como ter uma vida saudável e envelhecer bem sem se preocupar com a alimentação. Aliando isso à prática de exercício físico, aí sim você tem uma chance grande de ter uma boa velhice e uma boa qualidade de vida”.

Master Academia Personalizada
Master Academia Personalizada conta com diversas modalidades de atividade física em mais de mil metros quadrados de espaço, com atendimento personalizado (Divulgação)

Sobre a Master Academia Personalizada

Localizada no coração da Aldeota, a Master Academia Personalizada de Fortaleza conta com espaço amplo e totalmente equipado para alunos de diversas modalidades esportivas. Musculação Personalizada, com um professor para acompanhar de três a cinco alunos, Treino Funcional, Pilates, Ergometria, Spinning, Cross Training, Avaliação Física, Karatê, Nutricionista, Shiatsu e Zumba são todas modalidades disponíveis no espaço.

A casa conta com seis quadras de Beach Tennis e 50 vagas no estacionamento. “Temos 1.100 m² de espaço físico e um serviço que conta com todo o carinho e conforto para nossos alunos”, completa Gilberto Barros, diretor técnico e sócio-administrador da Master.

Serviço
Master Academia Personalizada
Rua Des. Leite Albuquerque, 1100, Aldeota, próxima ao BNB
Telefone: (85) 3263.8888 | 98926.8888 (WhatsApp)
Site: http://masteracademiafortaleza.com.br/
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