9, agosto, 2013

O Chef Indica: Rafael Sessenta lança coluna especial com crítica gastronômica

O Portal Sabores em parceria com o chef Rafael Sessenta apresenta na próxima segunda-feira espaço exclusivo com crítica e avaliação dos restaurantes cearenses

Chef Rafael Sessenta apresenta a Panelada de frutos do mar com cuscuz das nossas farinhas
Chef Rafael Sessenta apresenta a Panelada de frutos do mar com cuscuz das nossas farinhas, no Mesa Ao Vivo Ceará 2013

O novo colunista e consultor do Portal Sabores, Rafael Sessenta, lança na próxima segunda-feira, dia 12 de agosto, a coluna especial O Chef Indica”. A cada 15 dias, o especialista em gastronomia vai postar uma crítica gastronômica completa de algum restaurante de Fortaleza, após visitar e conhecer de perto a casa.

A coluna pretende servir de guia e apresentar detalhadamente os sabores e serviços dos restaurantes visitados. “Independente da categoria ou do luxo, estarei indo buscar a boa comida, que pode estar na Aldeota ou na cidade 2000. O que eu quero é entregar de bandeja, para vocês leitores, lugares onde comer bem, na visão e critica de um chef”, afirma Rafael Sessenta.

“O Chef Indica” vai seguir um critério de avaliação definido pelo colunista, com classificação de 1 a 3 estrelas. Se o restaurante visitado por acaso for julgado a um lugar abaixo de uma estrela, não haverá crítica. Segundo Sessenta, o objetivo do espaço é avaliar de forma construtiva a cozinha e o serviço, tentando contribuir para a melhora da gastronomia cearense. “Quero construir e não destruir ninguém”, completa o chef. A classificação representa os seguintes pontos:
Uma estrela = BOM
Duas estrelas = MUITO BOM
Três estrelas = BONISSIMO

Rafael Sessenta é soteropolitano e tem quase 50 anos de cozinha. O chef está morando em Fortaleza e acaba de inaugurar na cidade o espaço Ramah Cozinha Personalizada, em sociedade com Marana Figlioulo, que também é consultora do Portal Sabores. A paixão de Sessenta pela gastronomia começou vendo o pai cozinhar como hobby. Ele trabalhou como empresário dono de boates e restaurantes em Salvador e também com programas de gastronomia na TV e rádio. O chef participou como convidado do Mesa ao Vivo Ceará 2013.

Sessemta ainda inaugurou a primeira escola de gastronomia do Nordeste: Escola de Gastronomia Rafael Sessenta. Em São Paulo, montou o premiadíssimo Restaurante Sotero – Cozinha Original, hoje dirigido pelo filho dele, o chef Rafa Spencer. Sessenta é apaixonado pela cozinha brasileira e nordestina. Escreveu o livro Memórias de um homem na cozinha e atualmente está escrevendo A cozinha escondida da Bahia, um resgate da cozinha baiana. Sessenta pretende fazer base em Fortaleza e quer explorar o que ele chama de a fantástica cozinha escondida do Nordeste. O chef vai inaugurar também na capital cearense uma unidade da Escola de Gastronomia Rafael Sessenta, voltada para executivos.

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php