5, abril, 2013

O poder e os benefícios da uva

Para muitos, a uva encanta pelo sabor, mas a fruta da parreira vai muito além da degustação, ela é rica em nutrientes e traz diversos benefícios e bem-estar. Fonte de carboidrato que fornece energia para o corpo e vitamina C, a uva auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo humano. 

 

O hábito de consumir diariamente o suco da fruta proporciona melhorias no controle da pressão arterial e redução no índice de câncer. “Também é atribuída à fruta a otimização da função hepática e regeneração das células do fígado, efeito alcalinizante, que combate a acidez sanguínea, estimulante digestivo, redução da anemia, cansaço e osteoporose”, ressalta a nutricionista Cintya Bassi. 

 

“A fruta possui também carotenóides, vitaminas do complexo B, D, E e K e propriedades como catequinas e flavonóides que mantêm o bom funcionamento da célula e tem ação antioxidante e anti-inflamatória, prevenindo o envelhecimento celular”, fala Cintya Bassi. A profissional explica ainda que a casca da fruta é igualmente importante, especialmente as de cor escura, porque concentram uma substância conhecida como resveratrol, que protege a fruta contra o ataque de fungos e age de maneira semelhante no organismo, promovendo uma ação cardioprotetora e auxiliando o controle do colesterol.
 

Cada tipo de uva tem suas particularidades e é responsável por um tipo de vinho. As uvas Concord e Isabel são usadas para a preparação dos sucos, é o que explica Luciana Salton, diretora executiva da Vinícola Salton. “Pesquisas mostram o quanto o suco de uva é benéfico para a saúde, auxilia na prevenção de doenças e age como estimulante de diversas funções do organismo. No portfólio da empresa, por exemplo, temos o suco de uva integral que é feito 100% de forma natural sem a adição de açúcar ou conservantes disponíveis nas embalagens de 500 ml, 1 litro e também na versão orgânica”. A diretora ainda reforça que o produto é rico em compostos bioativos, que são alimentos que, além de nutrir, apresentam propriedades preventivas, capazes de diminuir o dano causado pelo estresse oxidativo e suas consequências – como o envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares entre outras.

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php