15, outubro, 2013

O sabor sem glúten: veja algumas dicas

Restaurantes e receitas buscam adaptar pratos diferentes para quem sofre de alergia ou intolerância

alimento_semglutenPães, massas e doces são consumidos diariamente por muitas pessoas. Mas entre essas “muitas pessoas” existem aquelas que são intolerantes a uma substância encontrada em tais alimentos: o glúten. Com consistência elástica e pegajosa, o componente é formado por proteínas (gliadinas e gluteninas) encontradas em cereais como, por exemplo, o trigo. Os celíacos, indivíduos com organismo hipersensível, sofrem com reações alérgicas e dificuldade no processo de digestão todas as vezes que consumem produtos que contenham glúten.

Por conta disso, o universo gastronômico apresenta cada vez mais alternativas culinárias acessíveis também aos que precisam evitar a substância, como acontece em alguns restaurantes que já oferecem menus especialmente preparados para os casos de intolerância alimentar. Contudo, faz-se importante aprender a preparar as próprias refeições.

No site Sem Glúten Sem Lactose é possível encontrar muitas opções de pratos organizadas em ordem alfabética que vão desde bolos de macaxeira, banana e chocolate até massas para tortas salgadas, noque de mandioquinha, pastel e pizza. Outra indicação é a página do Cyber Cook, que apresenta sessão com mais de 100 dicas culinárias.

Essencialmente ligada à saúde, a dieta vegetariana/vegana surge como boa alternativa para evitar o consumo de glúten. A equipe do Veggi & Tal traz como sugestões suflê de couve-flor, o prato árabe falafel, pãozinho de polvilho, a tradicional pamonha de forno e uma torta crua de frutas. Estas são algumas referências que servem de ponto e partida para novas buscas no mundo da gastronomia.

Fonte: canal “Receitas sem Glúten”

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php