9, outubro, 2019

Onde comer lagosta em Fortaleza?

Grelhados do Chef
No Camarada Camarão, Grelhados do Chef chegam a servir cinco pessoas (Divulgação)

Os fãs da lagosta, a rainha dos mares, encontram-se mais do que bem prestigiados pelos restaurantes de frutos do mar em Fortaleza. Na capital cearense, a oferta deste crustáceo é grande e vem em diversas receitas, do mais rústico ao mais sofisticado. Pra te ajudar, fã de lagosta e que está desejoso por um bom prato, a redação do Portal Sabores reuniu algumas dicas: confira onde comer lagosta em Fortaleza.

Camarada Camarão

No Camarada, a lagosta vem em diversas receitas diferentes. Porções fartas são características do restaurante. Conforme esta filosofia da casa, os Grelhados Camarada chegam a servir quatro pessoas. Vêm com caudas de lagostacamarõespeixemexilhõeslulaabacaxi e tomates grelhados com azeite e alho e servidos com azeite aromatizado. Além disso, acompanham risoto de limão-siciliano e alho-poró.

 Outras opções de pratos com lagosta são a lagosta grelhada na manteiga de ervas, com duas caudas grelhadas e regadas com manteiga de ervas e castanha de caju, acompanhando arroz de camarões com tomate fresco, cebola, pimentão, leite de coco, queijo coalho e cebolinha. Já a lagosta com amêndoas crocantes traz quatro caudas de lagosta grelhadas e regadas com manteiga de amêndoas, acompanhando risoto de queijo brie, damasco e alho-poró.

Em Fortaleza, o Camarada Camarão encontra-se no Shopping RioMar Fortaleza.

Le Cuisinier
Seafood Platter do Le Cuisinier (Divulgação)

Le Cuisinier

Sob o comando do Chef Juarez Santana, o restaurante Le Cuisinier alinha inspiração francesa a pratos sofisticados e variados. Carnes nobres, frutos do mar e sobremesas deliciosas figuram no menu.

Pra quem curte uma deliciosa lagosta, a dica é conferir o Seafood Platter, que traz salmão, sirigado, lagosta e camarões de uma só vez. Quem não quer ir deste crustáceo pode optar por um filé com geleia de cebola roxa, batata dauphinoise, espinafre, cenoura e molho demi-glace. Pra fechar com sobremesa, vale provar o cheesecake de frutas vermelhas ou o terrine de chocolate. Vinhos acompanham muito bem as sugestões de pratos que elencamos aí no almoço ou no jantar. O espaço é mais intimista e conta com um quê de romântico.

R. Antenor Rocha Alexandre, 650, Água Fria.
De terça a sábado (almoço e jantar) | dom (almoço)
Reservas: (85) 3025.5239

Lagosta Renascença
Lagosta grelhada na manteiga de alcaparras é um dos pratos do bufê do Renascença (Divulgação)

Restaurante Renascença

O restaurante já investia com criatividade em pratos com pescados e frutos do mar, trabalhando com insumos como camarãocarne de caranguejosalmãosirigado e outros. A lagosta, opção que encanta por seu visual, aroma único e sabor delicado, foi mais um passo para satisfazer os fãs de frutos do mar e os clientes curiosos que sempre desejaram experimentar o prato.

A iguaria agora é servida no bufê aos domingos, o que promete ser mais um atrativo entre os muitos dos quais a casa dispõe. O chef Eduardo Mello ressalta as vantagens no consumo da lagosta no Renascença: “Vale muito a pena, pois a lagosta faz parte do bufê (não há preço discriminado em seu consumo), o que garante que o cliente vá gastar entre R$4,50 e R$5 por cauda de lagosta, mais ou menos. O cliente acaba gostando e também experimentando as outras opções do self-service“, destaca Mello.

Rua Tertuliano Potiguara, 570
Telefone: (85) 3879.3938
Horário: de segunda a sexta, das 11h30 às 14h30. Sábado e domingo, das 11h30 às 15h.

Rede do pescador
Na foto, a Rede do Pescador do Coco Bambu, que traz lagosta, camarão, mexilhões, peixe e lula grelhados acompanhada de arroz de açafrão (Divulgação)

Coco Bambu

Turistas e fortalezenses fãs de frutos do mar vão adorar conferir o cardápio recente da rede Coco Bambu. Ao longo dos anos, o menu tornou-se extenso e traz hoje inúmeras variações de mariscos e peixes. A casa tem unidades em cidades como BrasíliaTeresinaSão Paulo. Em Fortaleza, possui quatro sedes, inaugurando em breve uma quinta no Shopping Iguatemi, e que oferecem pratos bem servidos em um ambiente agradável.

Os destaques vão para pratos como a lagosta Coco Bambu: duas lagostas inteiras grelhadas, acompanhadas de risoto de limão siciliano, batatinhas ao forno e molho de manteiga especial. Já a belíssima rede do pescador traz lagostacamarãomexilhõespeixe e lula grelhados acompanhada de arroz de açafrão. 

Peixe à dorêpeixe Jeri e arroz de mariscos também estão no cardápio e são opções pra quem não quer ir de lagosta. Para beber, a sugestão é a caipirinha de morango. Na sobremesa, vale experimentar a torta de banana e a torta de maçã com canela e sorvete de creme.

Avenida Beira-Mar, 3698, Meireles
Funciona das 11h30 às 15h e das 17h à meia-noite. Quinta até 1h, sexta e sábado sem intervalo até 2h, domingo sem intervalo.
Telefone: (85) 3198.6000

Rua República da Armênia, 1150, Água Fria
Funciona das 11h30 às 15h e das 17h à meia-noite. Quinta até 1h, sexta e sábado sem intervalo até 2h, domingo sem intervalo.
Telefone: (85) 3023.7777

Rua Canuto de Aguiar, 1317
Funciona das 11h30 às 15h e das 17h à meia-noite. Quinta até 1h, sexta e sábado sem intervalo até 2h, domingo sem intervalo.
Telefone: (85) 3242.7557

Av. Carlos Vasconcelos, 996
Funciona das 11h às 15h e das 16h30 à 0h. Quinta até 1h. Sexta e sábado até 2h.
Telefone: 85 3261-1019

Paella de frutos do mar
Paella de frutos do mar do Cocina 378 (Divulgação)

Cocina 378

Especializado numa leitura refinada da cozinha ibérica, o Cocina 378 traz as delícias desse pedaço tão característico do mundo ao bairro Cocó e a Fortaleza. A casa é administrada pela chef Mariana Abreu e abriu as portas na capital cearense desde setembro do ano passado. Com grande enfoque nos frutos do mar, a lagosta não fica de fora, e rende variadas e saborosas receitas em seu menu.

Como opção de entrada, a espetada espanhola de lagosta, pimentões coloridos e cebolas é uma excelente dica, acompanhada de azeite de alecrim e alcaparras. Como prato principal, uma das opções é o risoto de camarões e lagosta ao perfume de limão siciliano, além dos camarões e lagostas ao molho de queijo gratinado com batatas. Uma dica final e muito interessante são os pratos pra compartilhar: a paella de frutos do mar (camarões, lagosta, lula, mexilhões, polvo, vôngoles, pimentões coloridos, ervilhas e arroz refolgados no caldo de açafrão), a paella cocina (lagosta inteira chapeada sobre camarões, lula, mexilhões, polvo, vôngoles, pimentões coloridos, ervilhas e arroz refogados no caldo de açafrão) e o tacho de frutos do mar (pescada marela, camarões, cauda de lagosta, lula, mexilhões, polvo, vôngoles, brócolis e batatas baby, salteados com ervas e vinho).

R. Vilebaldo Águiar, 378
De terça a sábado, das 11h30 à 0h. Domingo, das 11h às 17h.
Telefone: (85) 2180.1047

Spaghetti com lagosta
Spaghetti com lagosta do Santa Grelha (Divulgação)

Santa Grelha

Especializado em grelhados, o Restaurante Santa Grelha abriu suas portas no ano 2000 oferecendo cortes nobres e pratos inovadores. O restaurante conta com uma infraestrutura capaz de comportar 180 pessoas e já foi eleito o melhor restaurante de carnes de Fortaleza, sendo o mais premiado pela revista Veja, acumulando os prêmios nos anos de 2001, 2003, 2004, 2005, 2010, 2011. Possui outra sede no Shopping Iguatemi.

Apesar de ser especializado em bons cortes, a lagosta é uma iguaria que não fica de fora do cardápio da casa, sendo servida com molhos como alho-poró e dill, mostarda e mel , belle meunière, camarão, bernaise e catupiry. Outra opção é experimentar uma das criações da chef executiva da casa e do grupo Social Clube, Danielle Gondim, a lagosta ao bisque, uma cauda de lagosta com tagliatelle colorido caseiro, limão siciliano e tomates tostados. Pra quem quer ainda mais sugestões, a casa tem também a lagosta ao thermidor e o spaghetti de lagosta.

Av. Tibúrcio Cavalcante, 790.
Todos os dias, das 11h30 à 0h.
Telefone: (85) 3224.0249

Também disponível no Shopping Iguatemi.

Lagosta do Rei dos Mares
Lagosta do Rei dos Mares (Divulgação)

Didi Rei dos Mares

Localizado no bairro Meireles, o restaurante Didi Rei dos Mares é uma opção de ótima relação entre custo e benefício para quem é fã de bons mariscos. Luminárias feitas de concha decoram o ambiente, de ambientação simples e aconchegante. 

Para quem é fã de lagosta, a dica de entrada é a Concha do Forte, que traz camarão e filé de lagosta mergulhados em um molho da casa de toque picante. Já no quesito prato principal, nossa sugestão é a Surpresa do Didi, receita que traz uma lagosta inteira partida ao meio com tornedor de sirigado, camarão, lula, polvo e mexilhões grelhados na chapa com azeite português, além de arroz de caviar puxado no açafrão para acompanhar.

R. Barão de Aracati, 2512
De quarta a sábado, das 11h30 às 23h30. Domingo, das 11h30 às 17h.
Telefone: (85) 3093.7908

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php