6, dezembro, 2018

Onde comer panelada em Fortaleza?

Cearense que ama comida regional e típica não dispensa uma boa panelada aos fins de semana, né? Para quem ama esse prato gostoso e intenso que nem a gente, separamos hoje cinco dicas sobre onde comer panelada em Fortaleza: prepara o apetite e boas refeições.

Panelada São Sebastião
Panelada do São Sebastião (Foto: Fretvans)

Mercado São Sebastião

Mercado São Sebastião é um dos pontos gastronômicos mais importantes para a tradição e história de Fortaleza. Lá o comensal poderá escolher entre uma enorme variedade de estabelecimentos diferentes, organizados por stands.

O Mercado é um dos pontos mais tradicionais quando o assunto é comida típica. Para se ter uma ideia, os mais antigos fortalezenses contam histórias de décadas atrás, quando já era comum o hábito de ir comer pratos como a panelada ou buchada logo no finzinho da madrugada no São Sebastião, após as noites de boemia. A quem tiver dúvidas entre os restaurantes permissionários, uma sugestão é visitar o box do Nem, o Rei da Língua, que conta com uma excelente versão de panelada.

Das 5h às 17h, todos os dias, exceto nos domingos e feriados, que fecha às 12h.
Endereço: Rua General Clarindo de Queiroz, 1745 – Centro
Contato: (85) 3468.1600

Panelada da Tia Santa
Panelada da Tia Santa (Divulgação)

Cantinho da Tia Santa

O restaurante é simples e  conta com um bom cardápio diário de pratos regionais, como carneiro cozido, buchada, sarapatel e panelada, que costumam ser servidos nos dias de fim de semana.

A panelada sai por R$30 (ou R$32 para viagem) e serve bem de duas a três pessoas: com um tempero delicioso, acompanha arroz e farofa de cuscuz. Perfeita se ladeada por uma cerveja gelada, sem dúvida alguma, uma das melhores paneladas da cidade.

Rua Caiado de Castro, 103
De segunda a sexta, das 11h às 14h. Sábado e domingo, abre a partir das 8h.
Telefone: (85) 3039.4994

Panelada da Vovó Leda
Panelada da Vovó Leda, do Cantinho do Frango, vem acompanhada por arroz e pirão (Divulgação)

Cantinho do Frango

Cantinho do Frango não faz feio quando o assunto é comida regional em Fortaleza. Com um excelente custo benefício, o Cantinho do Frango traz pratos à base de churrasco, como a tilápia desespinhada e o frango desossado, entre outras opções deliciosas, que incluem até salmão.

Vale a pena conferir as inúmeras e saborosas entradinhas e guarnições irresistíveis, como torresmo pirão de ovos e queijo, além de pratos clássicos como a feijoada, o carneiro cozido com pirão e, claro, a panelada a Vovó Leda, disponíveis a partir das quintas-feiras. A panelada é uma maravilha: vem bem servida, com arroz e pirão, e servindo de três a quatro pessoas.

Cantinho do Frango
Rua Torres Câmara, 71, Aldeota
Telefone: (85) 3224.6112

Cantinho do Frango Sul
Rua Engenheiro Antônio Ferreira Antero, 408 – Parque Manibura
Telefone: (85) 3182.2596

De segunda a quinta, das 10h às 16h; sextas e sábados até as 22h30; domingos, das 9h até as 19h

Panelada da Tia América
Panelada da Tia América (Divulgação)

Tia América

Localizado na Varjota, bairro boêmio de Fortaleza, o restaurante Tia América existe há mais de cinco décadas na cidade. A casa é tradicional entre os fãs de comida regional e o carro chefe do cardápio é a famosa panelada da Tia América, uma boa dica de almoço para quem gosta. O prato, que serve até três pessoas, é acompanhado de arroz, pirão e farofa.

Da seleção de entradas, o arrumadinho combina feijão verde, farofa de cuscuz, carne de sol, cebola e tomate. Galinha caipira e mão de vaca, um ossobuco cozido, também são boas dicas.

Av. Antônio Justa, 3947
De quarta a sexta, das 10h às 23h. Sábado, domingo e feriados, das 5h à 0h.
Telefone: (85) 3267.7055

Lá na Roça
Lá na Roça é especializado na culinária regional (Divulgação)

Lá na Roça Eusébio

Almoçar no Lá na Roça realmente nos dá a impressão de estar revisitando um pouco do interior cearense. Mesas feitas de tronco, luminárias de cipó e algumas redes fazem a decoração da matriz e da nova sede do restaurante, ambas as casas exalando “cearensidade”.

Para começar, há o farto self-service, com muita riqueza de pratos e variedade. De segunda a domingo, o bufê recebe por volta de 50 receitas tipicamente nordestinas. Há pratos como arroz de leitetorta de carne do solcarneiro cozidobaião de doispaneladabuchadalínguasarapatel e muito mais, à livre escolha dos clientes.

Av. Eusébio de Queiroz, 4425 – Eusébio
De terça a sábado, das 8h às 15h, e aos domingos até as 16h.
Fone: (85) 3260.2464

 

Colunistas

Ver tudo
23 de outubro de 2018

Fortaleza recebe quarta edição do Festival Fartura

Autor: Raquel Pessoa

20 de outubro de 2018

Conheça o projeto Chef em Casa

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

31 de julho de 2018

Café Patriota anuncia evento gastronômico Banquete da Corte

Autor: Raquel Pessoa

css.php