23, setembro, 2019

Onde comer pizza em Fortaleza?

Pizzaria da Vila
Pizzaria da Vila honra o receituário tradicional italiano do gênero (Foto: Camilo Negreiros)

Se você é fã de massas, e em especial, de pizzas, já deve ter sentido dificuldade em escolher onde comer pizza em Fortaleza. Pode parecer um dilema bobo, mas dada a enorme gama de pizzarias na capital cearense, às vezes é difícil escolher a nossa pizza favorita. Mais difícil ainda é se sobressair nesse acirrado e competitivo eixo do mercado gastronômico, onde inovar e manter o padrão de qualidade pode ser bastante complicado.

Pensando nisso, que tal uma lista para te ajudar nesse intuito? A redação do Portal Sabores te dá dez dicas preciosas de onde comer pizza em Fortaleza aqui e agora. Veja as nossas sugestões abaixo: você não vai se arrepender.

Calzone de caranguejo
Pra começar o jantar, experimentamos o farto calzone de caranguejo, com carne de caranguejo desfiada recheada com catupiry, muçarela e molho
de tomate da casa (Foto: Camilo Negreiros)

Pizzaria da Vila

Localizada na extensão do coqueiral da praia, a Pizzaria da Vila ocupa um espaço aconchegante em meio às lojas e quiosques próximos. O principal diferencial do novo point gastronômico é a fidelidade na concepção de seus pratos e sabores aos receituários clássicos do gênero italiano. A pizzaria preza por insumos o mais fidedignos possíveis à experiência itálica, optando preferencialmente por ingredientes com a procedência dos utilizados no país. A burrata e a muzzarela de búfala, por exemplo, lembram exatamente as versões servidas por lá.

Além de sabores tradicionais, uma das criações exclusivas do espaço que se sobressai é a pizza Gamberetti, feita com molho de tomate da casa, camarões fatiados, azeitonas pretas, muçarela e queijo parmesão em lascas finas. Outra dica são as schiaciattas (caprese e marguerita), uma especialidade tipicamente siciliana, feita a partir de uma massa de pão semifina. Pra fechar, tem também as pizzas voltadas para o público vegetariano, como a aromática pizza de rúcula (com molho de tomate da casa, muçarela, rúcula, alho, tomate seco, orégano e azeitonas). Há várias opções de entradassanduíchescalzones (destaque em especial para o de caranguejo) e sobremesas.

Localizada no centro de convivência do Beach Park, a Vila Azul do Mar.
Rua Porto das Dunas, 2734, Porto das Dunas, Aquiraz.

Pizzas da Vila Mosquito

Vila Mosquito

Feitas no forno a lenha, as pizzas que fazem mais sucesso são as Monterosso – calabresa moída, legítimo Catupiry, cebolas refogadas e azeitonas negras; Vila Torta – fatias de abobrinha refogadas em alho e azeite de oliva extra virgem, salpicadas de mussarela, gratinada com parmesão ralado e finalizada com castanha de caju; Enfeitadas Demais – um clássico da casa, criação dos pizzaiolos, com mussarela, lombo defumado Sadia, queijo provolone, gorgonzola e o genuíno Catupiry.

Rua Antônio Augusto, 786, Meireles
De terça a domingo, das 18h à 0h.
Carta de vinhos com mais de 150 rótulos
Telefone: (85) 3226.7422
www.vilamosquito.com.br

Harmonização de vinho e massa no Vignoli
Com tantas opções variadas, o mais bacana é harmonizar vinhos com uma boa massa (Divulgação)

Vignoli 

Entre o tipo massa fina, não poderíamos esquecer dessa indicação. Há uma década, a Pizza Vignoli conquista com criatividade e inovação os paladares de Fortaleza e do Brasil com sua massa fina e crocante. A empresa é destaque reconhecido no mercado por sempre apresentar, além do sabor e a qualidade de seus produtos, novidades aos seus clientes.

Especialidade da casa, as suas pizzas gourmet são oferecidas em sabores exclusivos. A pizza de champignon vem com molho de tomate, parmesão, gorgonzola, champignon em fatias, alho crocante e orégano. Já a de shimeji é preparada com molho de tomate, mussarela, shimeji ao vinho branco, creme especial, alho crocante e orégano. E para quem já gosta da pizza de presunto parma da casa, a parma ao pesto de azeitonas pretas oferece uma nova opção feita com molho de tomate, mussarela, presunto de parma em fatias, pesto de azeitonas pretas e orégano.

Pizza Vignoli
Reservas: (85) 3267.9450 (Vignoli Meireles) / (85) 3247.7071 (Vignoli Sul)
www.pizzavignoli.com 

Pizza de calabresa
Pizza de calabresa d’O Robbit (Divulgação)

Robbit

Restaurante inaugurado na zona Sul de Fortaleza, o Robbit trouxe novidades e uma cozinha italiana saborosa à região, especializada em massas e pizzas. O espaço é ambientado com temática de fantasia medieval, inclusos os ovos de dragão da Série Game of Thrones e espadas que decoram o salão, além do próprio nome da casa, que presta homenagem ao livro do autor J. R. R. Tolkien.

A Trilogia Robbit é uma boa dica de entrada compartilhada, trazendo um mix de frutos do mar (camarão, polvo e lula) com toque de azeite e temperados com alho e ervas especiais. No cardápio, são mais de 20 opções de pizzas salgadas e doces. Uma indicação é a pizza rústica de salmão flambado com couve crock e cream cheese. As pizzas da casa são servidas sobre massa napolitana, fininha e crocante. No quesito massas, os amantes de camarão vão adorar experimentar o fettucine Alfredo com camarões, prato de apresentação bonita e simples e muito saboroso. Pra fechar, como sobremesa, uma pizza doce de chocolate com Oreo é uma boa pedida.

Rua Walter de Castro, 374
Funciona de terça a quinta, das 18h às 23h e de sexta a domingo, das 18h às 0h.
Telefone: (85) 3036.5070

Forneria Coriolano
Forneria Coriolano traz pizzas que prezam pela artesanalidade (Divulgação)

Forneria Coriolano

A Forneria Coriolano pertence ao Grupo Alice’s, tradicional grupo ligado ao setor gastronômico de Fortaleza. Com o menu inspirado nas delícias da culinária italiana, os destaques do cardápio ficam com as massas. Os vinhos também se destacam. O restaurante abre para almoço e conta com espaço infantil.

De entrada, a dica é a provoletinna, mini porções de queijo provolone fundido acompanhado de pães. As pizzas são uma das as grandes pedidas do menu: destaque para os sabores muçarela com manjericão, presunto de parma, frango com catupiry, pernil com chutney de pimentão, shimeji e alho frito e camarão e alho frito. Tem opções para o almoço, com ótimas dicas de saladas e mais massas. De sobremesa, a boule chocolat, bola de chocolate recheada com sorvete e pedaços de cookies acompanhado de calda de chocolate.

Osvaldo Cruz, 2786
Telefone: (85) 3035.5504
Terça a Domingo, das 16h30 às 00h30

Pizza de camarão da Santo Grano
Pizza de camarão da Santo Grano (Divulgação)

Forneria Santo Grano

Com espaço moderno e muitas opções da culinária italiana no cardápio, a Forneria Santo Grano é uma dica para quem gosta de massas acompanhadas de bons vinhos na capital cearense. As pizzas, claro, não ficam de fora.

Nessa categoria, os destaques ficam por conta da parma D.O.C. (parma e muçarela de búfala e cogumelos refogados no alho e tomate frescos),  pepperoni D.O.C. (pepperoni, muçarela, lâminas de alho crisps, molho pesto e tomate fresco) e a Zucca (camarões flambados ao vinho branco, muçarela raspas de limão e molho especial de tomates frescos. Pra quem quer variar e ir de outras massas, o spaguetti alla bolognesa é um dos destaques, além do penne alla matriciana. Para frutos do mar, o risoto gamberi, com camarões. Vinhos podem acompanhar as pedidas.

Av. Sen. Virgílio Távora, 606
Telefone: (85) 3264-2356
Todo dia, das 18h às 0h

Pizza de chocolate do Pasto & Pizzas
Pizza de chocolate do Pasto & Pizzas (Divulgação)

Pasto & Pizzas

Uma das casas que popularizou o self-service e o rodízio de pizzas e massas, o Pasto & Pizzas oferece um cardápio diversificado, com massas artesanais tipicamente italianas e mais de 120 tipos de molhos, servindo pratos dos mais variados.

Algumas sugestões são o espaguete carbonara, com creme de leite, bacon e salsinha, a pizza Washington Soares, com bacon, ovos, calabresa, requeijão, azeitona preta, molho de tomate e queijo e o fettucini à delícia, feito com creme de leite e camarões flambados na vodka. De sobremesa, a irresistível pizza de chocolate.

Casa Salinas: Av. Washington Soares, 909, Shopping Salinas. Reservas: (85) 3239.4974. Horário: Almoço, Self-Service, de segunda a quinta: 11h30 às 15h. Sexta, sábado e domingo: 11h30 às 15h30. Jantar das 18h à 00h.
Casa Dom Luís: Av. Júlio Abreu, 160, Bairro Varjota. Reservas: (85) 3267.3165 / (85) 3267.1364. Horário: Diariamente das 18h à 00h.
Casa 13 de Maio: Av. 13 de Maio, 1017, Bairro de Fátima. Reservas: (85) 3257.1276. Horário: Diariamente das 18h às 00h.

Delivery (loja Dom Luís): (85) 3267.1364

Happy Like Fred & Lucci
Happy Like Fred & Lucci eleva o padrão na fabricação de pizzas: riqueza de cardápio e variedade nos sabores são marcas da casa (Divulgação)

Happy Like Pizza

No cardápio, figuram dezenas de sabores, com alguns recheios bem exóticos e interessantes, como a burrata speciale, que conta com molho pomodoro italianomozzarela especial, lâminas de calabresapatê de gorgonzola com azeite de ervas finas, lâminas de cebolas puxadas no azeite com gotas de shoyu gratinada no parmesão. Outra opção nessa linha é a Fred, que traz molho pomodoro italiano, alho-poró, mix de cogumelos (shitaki, shimeji, parios), salpicada com queijo pecorino. Sabores mais tradicionais também estão disponíveis, como camarão & catupiry, calabresa especial e siciliana.

Pra fechar, ainda dá para degustar os sorvetes da Fabbrica di Gelato… Uma ótima opção para um jantar bacana, em espaço bem decorado e ambientação charmosa.

Rua Tibúrcio Cavalcante, 963
De domingo a quinta, das 18h às 23h30. Sextas e sábados, até à 0h.
Telefone: (85) 3093.7001

Domino's Muçarela
Domino’s Muçarela (Dvulgação)

Domino’s Pizza

Fundada nos Estados Unidos em 1960, a Domino’s Pizza é a maior rede de pizzaria delivery do mundo. Com diversas lojas pelo Brasil, a Domino’s também conta com unidades em Fortaleza.

No cardápio, os destaques ficam com os combos de pizzas de diferentes tamanhos. Os sabores das pizzas variam, com opções tradicionais, como quatro queijos, calabresa, marguerita e muçarela, e sabores mais inovadores, como as pizzas veggie, requeijão, frango picante e catuperone. Há ainda os acompanhamentos, como o cheesebread e o chocobread, além de opções de sanduíches.

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php