4, dezembro, 2018

Onde comer um bom peixe em Fortaleza?

Vista privilegiada torna os almoços e jantares no novo Mercado dos Peixes muito mais agradáveis
Vista privilegiada torna os almoços e jantares no novo Mercado dos Peixes muito mais agradáveis

Peixe é uma preferência além de opção de muitos que não são bem chegados às carnes vermelhas ou de aves. Desses, os que se encontram em Fortaleza, residentes ou turistas, acabam no dilema de se deslocar às praias em busca de barracas e um bom peixe feito na hora. Na verdade, a tradição de pescados de qualidade não fica restrita à orla marítima. A gastronomia local tem um bom repertório de opções quando o assunto é onde comer um bom peixe em Fortaleza.

Pensando nisso, a redação do Portal Sabores reuniu algumas dicas para a hora do almoço que atendam à fome e desejo dos comensais mais exigentes. Garantimos que os fãs de pescados vão adorar.

Camarão rosa (do mar) é vendido no Mercado dos Peixes - preço varia de acordo com a sazonalidade e tamanho do marisco (Foto: TripAdvisor/Maura Lapa)
Camarão rosa (do mar) é vendido no Mercado dos Peixes – preço varia de acordo com a sazonalidade e tamanho do marisco (Foto: TripAdvisor/Maura Lapa)

Mercado dos Peixes

O novo Mercado fica logo ao lado do antigo (provisório), e conta com 45 boxes de vendas de mariscos e 4 boxes de frituras. As opções são fartas, sendo o Mercado provavelmente o melhor lugar da cidade para comprar frutos do mar em termos de custo e benefício.

Camarão rosa (do mar) e cinza, lagosta, peixes como pargo, serra, cioba, moluscos como lula, polvo, sururu e caranguejos do mar e muitas outras delícias são encontradas o ano todo. O cliente pode comprar o produto em um dos boxes de venda e fritá-lo a partir de R$8 por quilo. Opções de guarnições incluem arroz branco, baião de dois e macaxeira frita.

Serviço
Mercado dos Peixes de Fortaleza
Av. Beira Mar, 3998, Mucuripe
Aberto até as 22h

Caranguejo, uma delícia e paixão fortalezense (Foto: Chico do Caranguejo)
Caranguejo, uma delícia e paixão fortalezense (Foto: Chico do Caranguejo)

Chico do Caranguejo

Talvez um dos pontos mais tradicionais de venda do crustáceo, o Chico do Caranguejo, que começou como barraca, hoje possui quatro lojas fixas para visitar.

O caranguejo da casa é preparado com leite de coco e chega à mesa acompanhado de molho e farofa. Uma dica é não desperdiçar o delicioso caldo que acompanha o prato, bem apurado e aromático. Além do crustáceo, há diversas opções de petiscos e pratos principais. Opções como tilápia na brasa e baião de dois, salmão à belle meunière e pratos à base de lagosta e camarão são boas pedidas. Para petiscar, um gostoso arroz de camarão, lula à dorê e queijo coalho na brasa, excelentes dicas para acompanhar uma cerveja gelada. 

Chico do Caranguejo Sul
Av. Desembargador Gonzaga, 886, Cidade dos funcionários

Sede Luciano Cavalcante
Av. Norte, 2918, Luciano Cavalcante
Fone: (85) 3229.2562

Sede Água Fria
Av. Edilson Brasil Soares, 930, Bairro Água Fria
Fone: (85) 3023.2021

Tilápia Inspirador
Tilápia frita com talharim na manteiga do Tilápia Restaurante (Divulgação)

Tilápia Restaurante

Tradicionalmente cearense, o Tilápia Restaurante tem como base a culinária regional e se destaca neste setor em Fortaleza, além de servir variadas opções com frutos do mar. No cardápio, pratos criativos, com sabores da culinária regional do sertão e litorânea, assinados pelo chef Valdir.

Uma boa pedida é o filé recheado de camarão, guarnecido de talharim na manteiga. O cardápio conta ainda com peixada cearense e galinha caipira cozida. Mais uma dica bacana são os filés de tilápia empanados acompanhados de talharim na manteiga. Quem não gosta de peixe pode curtir o capote na lata, que reúne pedaços de galinha-d’angola cozidos. Sorvetes nos sabores capim-santo, rapadura e manjericão encerram a refeição.

Rua Vicente Leite, nº 1131, Aldeota
Funciona de terça a quinta, de 11h às 15h e de 18h às 00h. Sexta e sábado, das 11h à 0h. Aos domingos, de 11h às 18h.
Telefone: (85) 3268.1734.

Tilápias na brasa da Casa do Peixe Vivo (Divulgação)
Tilápias na brasa da Casa do Peixe Vivo (Divulgação)

Casa do Peixe Vivo

Mais simples e com uma comida deliciosa, a Casa do Peixe Vivo já tem tradição quando o assunto é se servir de um bom peixe no bairro José Walter. Famosa por abater e preparar o peixe na hora, o local trabalha com tilápias frescas e dispõe de um delicioso baião de dois com nata. O peixe é feito na brasa, mas também pode ser servido frito ou até cozido. Demais opções incluem pratos tradicionais como camarão alho e óleo.

Casa do Peixe Vivo
Av Pres Costa Silva, 2913,
Bairro José Walter
Telefone: (85) 3469.0812

Casa do Peixe Vivo Lagoa Redonda
Av. Maestro Lisboa, 1510
Lagoa Redonda
Telefone: (85) 3476.9416

Rede do pescador
Rede do pescador rede do pescador traz lagosta, camarão, mexilhões, peixe e lula grelhados acompanhada de arroz de açafrão (Divulgação)

Coco Bambu

Turistas e fortalezenses fãs de frutos do mar vão adorar conferir o cardápio recente da rede Coco Bambu. Ao longo dos anos, o menu tornou-se extenso e traz hoje inúmeras variações de mariscos e peixes. A casa tem unidades em cidades como BrasíliaTeresinaSão Paulo e até em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Em Fortaleza, possui três sedes, que oferecem pratos bem servidos em um ambiente agradável.

A tilápia à meunière traz 400g de filé de tilápia grelhado com molho especial de alcaparras, champignon e arroz com brócolis e legumes e é uma boa dica para prato principal. Outra delícia impecável da casa é o peixe pizzaiolo: filé de peixe em cubos à dorê servidos sobre espaguete ao alho e óleo e coberto com molho de tomate e molho branco, numa combinação muito saborosa. Por fim, tudo é coberto e gratinado com queijo muçarela e orégano.

Destaque também para pratos como a lagosta Coco Bambu: são duas lagostas inteiras grelhadas, acompanhadas de risoto de limão siciliano, batatinhas ao forno e molho de manteiga especial. Já a belíssima rede do pescador traz lagostacamarãomexilhõespeixe e lula grelhados acompanhada de arroz de açafrão. Peixe à dorêpeixe Jeri e arroz de mariscos também estão no cardápio. Para beber, a sugestão é a caipirinha de morango. Na sobremesa, vale experimentar a torta de banana e a torta de maçã com canela e sorvete de creme.

Coco Bambu Frutos do Mar
Avenida Beira-Mar, 3698, Meireles
Funciona das 11h30 às 15h e das 17h à meia-noite. Quinta até 1h, sexta e sábado sem intervalo até 2h, domingo sem intervalo.
Telefone: (85) 3198.6000

Coco Bambu Sul
Rua República da Armênia, 1150, Água Fria
Funciona das 11h30 às 15h e das 17h à meia-noite. Quinta até 1h, sexta e sábado sem intervalo até 2h, domingo sem intervalo.
Telefone: (85) 3023.7777

Coco Bambu Meireles
Rua Canuto de Aguiar, 1317
Funciona das 11h30 às 15h e das 17h à meia-noite. Quinta até 1h, sexta e sábado sem intervalo até 2h, domingo sem intervalo.
Telefone: (85) 3242.7557

Colunistas

Ver tudo
23 de outubro de 2018

Fortaleza recebe quarta edição do Festival Fartura

Autor: Raquel Pessoa

20 de outubro de 2018

Conheça o projeto Chef em Casa

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

31 de julho de 2018

Café Patriota anuncia evento gastronômico Banquete da Corte

Autor: Raquel Pessoa

css.php