5, dezembro, 2014

Os benefícios do hortelã para a saúde

A planta traz excelentes benefícios à saúde, alguns os quais provavelmente você nem imaginava… Saiba mais 

Hortelã traz inúmeros benefícios à saúde (Foto: Saúde DIca)
Hortelã traz inúmeros benefícios à saúde (Foto: Saúde DIca)

Quando falamos de chás, o hortelã é um dos preferidos, pois é saboroso e refrescante. Mas o que devemos ressaltar são todos os benefícios que esta erva é capaz de proporcionar para a saúde. O mentol, principal integrante do hortelã, é capaz de suprir diversas necessidades do organismo. O hortelã é de origem grega e tornou-­se famoso no século XVIII principalmente por tratar das doenças estomacais.

Vamos conhecer os benefícios do hortelã? Confira:

Atua no sistema digestivo

Uma das principais funções do hortelã são as suas funções estomacais. Exagerou na macarronada ou na costela? Um chá de hortelã pode aliviar a má digestão como se ela nunca tivesse existido. O hortelã possui carminativo e antiespasmódico, ambas substâncias responsáveis por auxiliar no sistema digestivo, combatendo o acúmulo de gases estomacais, náuseas, cólicas e distensão abdominal.

O hortelã é capaz de relaxar os músculos estomacais. Ao sentir os sintomas de má digestão, mastigue algumas folhas de hortelã ou beba o chá. Outra dica interessante também está direcionada às gestantes, que costumam sentir azia. Vale a pena armazenar algumas folhas de hortelã numa jarra e refrigerar. Beba alguns goles durante o dia e note a sensação de bem­estar estomacal.

Ótimo no combate à dor de cabeça

O hortelã, além de refrescante, possui alta capacidade calmante. Entre as suas funções, podemos também destacar o alívio das dores de cabeça. No caso da dor de cabeça o hortelã pode auxiliar de duas formas: através da inalação do aroma, ou esfregando o óleo de hortelã sobre as têmporas. Este método seria natural, e evita a ingestão de comprimidos e substâncias tóxicas.

Alivia resfriados e gripes

O mentol é responsável por diminuir o excesso de mucosidade, ajudando a amenizar a congestão do peito e a eliminar a mucosidade acumulada. Por este motivo, quando cheiramos o hortelã, logo sentimos um frescor nasal. O hortelã também é eficaz para evitar irritações na garganta: neste caso é indicado o chá. Para purificar e melhorar a respiração, experimente gotas de óleo de hortelã no umidificador.

Combate ao mau hálito

Não é a toa que a composição do hortelã está presente em diversos cremes dentais. Através de substâncias antibacterianas e antimicrobianas, mastigar folhas de hortelã combate ao mau hálito e previne a formação de micróbios responsáveis por causar mau odor e placa bacteriana.

Para ter hortelã em casa é fácil. A planta reproduz com facilidade, tornando-­se possível tê-la em vasinho, até mesmo para quem mora em apartamento. Além de proporcionar diversos benefícios, o hortelã também pode aromatizar o ambiente.

Dica da OnlineFarma

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php