12, junho, 2017

Os benefícios do maracujá para a saúde

Maracujá: fruta deliciosa e saudável (Thinkstock)
Maracujá: fruta deliciosa e saudável (Thinkstock)

O maracujá talvez seja uma das frutas mais amadas pelo brasileiro, principalmente na hora do preparo de sucos. A fruta é utilizada de formas muito variadas, como em bolos, mousses, tortas, vitaminas e até a sua casca e folhas podem ser aproveitadas como ingredientes. Tido comumente como um dos melhores calmantes, o maracujá traz muitos benefícios além deste.

O Mundo Light foi pesquisar e te mostra algumas das principais propriedades benéficas da fruta cítrica para a sua saúde. Os benefícios do maracujá são dos mais diversos, desde ajudar na prevenção do câncer ao combate da anemia por suas elevadas quantidades de ferro. Confira as dicas abaixo.

Para evitar o câncer: Maracujá contém uma grande quantidades de vitamina C. cerca de 50% do valor diária. antioxidantes têm sido comprovada que proteger contra os radicais livres. que são produzidos devido ao aumento da poluição do estresse oxidativo. Com Estresse oxidativo alta, irá aumenta a produção de radicais livres no corpo na que eles danificam o DNA de células normais e transforma-lo em uma célula cancerosa. os antioxidantes têm sido comprovado que neutralizam os radicais livres e proteger contra o câncer. Maracujá contém Vitamina A e flavonóides que são eficazes em proteger contra o câncer de boca e Câncer de pulmão.

Mousse de maracujá (Receita de Vovó)
Mousse de maracujá (Receita de Vovó)

Para a pressão arterial: Maracujá é altamente eficaz em evitar uma pressão arterial elevada. Ele contém 348 mg de potássio, que é de 7% do RDA. Com isso equilibra os Nível de sódio no corpo com o potássio. Altos níveis de sódio no corpo aumentam o risco de pressão alta e outras doenças como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Para o cólon: Maracujá contém fibra solúvel, elas limpam toxinas armazenadas no cólon. Estas toxinas são responsáveis pelo câncer de cólon. 100 g de maracujá fornece 27% das fibras exigida pelo organismo por dia. Então isso prova ser o melhor alimento para limpar o cólon.

Para os olhos: Devido as alterações no estilo de vida, os problema na visão estão crescendo dia a dia. A perda da visão é geralmente devido à falta de nutrição nos alimentos. Mas a perda da visão pode ser revertida através da inclusão de alimentos saudáveis na dieta. O Maracujá é dos alimentos mais saudáveis é benéfico para a saúde dos olhos. Ele contém uma grande quantidade de antioxidante, Vitamina A, Vitamina C e flavonóides. Estes nutrientes protegem os olhos dos danos causados pelos radicais livres. Portanto, é benéfico para proteger os olhos da perda de visão e melhorar a qualidade da visão.

Aumento da produção de sangue: Maracujá contém quantidades elevadas de ferro , que é 20% do valor da diária necessária. Junto com Ferro, o Maracujá ainda é uma rica fonte de vitamina C. A vitamina C aumenta a capacidade de absorção de ferro. Por isso, impede a perda de ferro e de aumentar a produção de sangue.

Melhora da digestão: Frutas contém grandes quantidades de fibras solúveis, que melhora a digestão. Também melhoram a capacidade de absorção dos nutrientes para o corpo.

Imunidade: A vitamina C é altamente eficaz para aumentar a imunidade. Ela aumenta a imunidade para proteger da doença comum, como gripe, resfriado e infecções.

Saúde cardiovascular: Maracujá contém alto teor de fibras que reduz o nível de colesterol no sangue. Ele aumenta o HDL (colesterol bom) e diminuir o LDL (mau colesterol). Assim, impede o bloqueio do fluxo de sangue para o coração. Também grande quantidade de antioxidantes protegem as artérias dos radicais livres. Assim, prova que e altamente benéfico para o sistema cardiovascular.

Melhorar a qualidade do sono: O maracujá relaxa o sistema nervoso e induz o sono.

Asma: Maracujá é altamente eficaz para reduzir os sintomas da asma.

Dicas do SaúdeDica.com.br

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php