31, outubro, 2019

Os melhores restaurantes de Fortaleza

Moqueca Beach Park
Moqueca Beach Park é um dos pratos principais favoritos na hora de almoçar (Divulgação)

Como em Fortaleza, o que não faltam são bons restaurantes e points gastronômicos, resolvemos fazer uma lista com oito dos melhores restaurantes de Fortaleza. Tem frutos do mar, hambúrguer, massas e comida vegana… Decididamente, não faltam opções. Os critérios utilizados foram sabordiversidade dos pratos, identidade criativa da casa atendimento. Bom apetite!

Restaurante da Praia do Beach Park

O Restaurante da Praia e o Coqueiral Bar e Restaurante são duas ótimas opções para cearenses e turistas desejosos por um fim de semana diferente e bem divertido. Ambos os estabelecimentos ficam no complexo Beach Park, em Aquiraz, e estão sob o comando do chef francês Bernard Twardy, cuja cozinha contemporânea passeia entre as culinárias europeia e cearense.

Atolado de Caranguejo
Atolado de caranguejo é servido no Restaurante da Praia e no Espaço Bubble Lounge do Beach Park (Divulgação)

Entre os destaques do Restaurante da Praia e de seu lounge exclusivo, o Bubble Lounge, estão os famosos caranguejo Beach Park, moquequinha Beach Park e a peixadinha cearense, com preços a partir de R$36. Para quem busca uma opção mais refinada, há também o bowl de ceviche, o tartar de salmão, o arroz de polvo e a seleta de frutos do mar. Já no espaço do lounge, a dica fica por conta de uma das grandes novidades do seu cardápio exclusivo: o salmão marinado com cachaçaVale a pena experimentar.

Rua Porto das Dunas, 2734, Porto das Dunas, Aquiraz.
Funcionamento de quinta a terça-feira, das 9h às 16h.

Camarões Iracema
Camarões Iracema são pedida farta e saborosa no cardápio da rede Coco Bambu (Divulgação)

Coco Bambu

O destaque vai para a Lagosta Coco Bambu: são duas lagostas inteiras grelhadas, acompanhadas de risoto de limão siciliano, batatinhas ao forno e molho de manteiga especial. A lagosta é encontrada durante todo o ano na rede Coco Bambu, já que a casa faz a devida estocagem em grande quantidade para o período de defeso.

Os camarões com crostas de pão de alho acompanhados com risoto de limão siciliano também fazem sucesso entre os clientes. Peixe à dorê, lula à dorê,peixe Jeri e arroz de mariscos também estão no cardápio. Para beber, a sugestão é a caipirinha de morango. Na sobremesa, vale experimentar a torta de banana e a torta de maçã com canela e sorvete de creme.

O cliente deve ficar atento ao que pedir… Embora alguns pratos tenham preço mais elevado, como os pratos à base de lagosta, há pratos promocionais com camarão de ótimo custo benefício. A meia porção (duas pessoas) de uma série de pratos inspirada nas praias de Pernambuco, por exemplo (os camarões Praia de Boa Viagem, Praia de Tamandaré, Praia de Itamaracá e Praia de Olinda), sai por R$59,90 cada, no almoço de segunda a sexta e no jantar de domingo. Outra dica é investir nos crepes da casa, extremamente saborosos e não tão caros.

Avenida Beira-Mar, 3698, Meireles
Funciona das 11h30 às 15h e das 17h à meia-noite. Quinta até 1h, sexta e sábado sem intervalo até 2h, domingo sem intervalo.
Telefone: (85) 3198.6000

Rua República da Armênia, 1150, Água Fria
Funciona das 11h30 às 15h e das 17h à meia-noite. Quinta até 1h, sexta e sábado sem intervalo até 2h, domingo sem intervalo.
Telefone: (85) 3023.7777

Porpino Burger
Porpino Burger (Divulgação)

Porpino Burger

A casa fica no bairro Dionísio Torres e tem chamado bastante a atenção do público. Uma dica de hambúrguer para pedir por lá é o feito com calabresas grelhadas, alface americana, queijo derretido e molho chimichurri com ervas finas. Outra sugestão é o Breaded Melted Cheese (queijo derretido empanado), alface americana, tomate e creme de parmesão, como molho lemon garlic. Entre os petiscos, onion rings.

Já as bebidas variam… Da cerveja ao chá mate natural feito com limonada e suco de laranja. É pedir e aproveitar!

Virgílio Távora, 597, esquina com República do Líbano
Funciona de segunda a quinta, das 17h à 0h, e de sexta a domingo, das 17h às 2h.

Trilogia Robbit
Trilogia Robbit traz mix de frutos do mar, com camarões, lula e polvo salteados no azeite e temperados com alho e ervas especiais (Divulgação)

Robbit

Restaurante inaugurado na zona Sul de Fortaleza, o Robbit trouxe novidades e uma cozinha italiana saborosa à região, especializada em massas e pizzas. O espaço é ambientado com temática de fantasia medieval, inclusos os ovos de dragão da Série Game of Thrones e espadas que decoram o salão, além do próprio nome da casa, que presta homenagem ao livro do autor J. R. R. Tolkien.

A Trilogia Robbit é uma boa dica de entrada compartilhada, trazendo um mix de frutos do mar (camarão, polvo e lula) com toque de azeite e temperados com alho e ervas especiais. No cardápio, são mais de 20 opções de pizzas salgadas e doces. Uma indicação é a pizza rústica de salmão flambado com couve crock e cream cheese. As pizzas da casa são servidas sobre massa napolitana, fininha e crocante. No quesito massas, os amantes de camarão vão adorar experimentar o fettucine Alfredo com camarões, prato de apresentação bonita e simples e muito saboroso. Pra fechar, como sobremesa, uma pizza doce de chocolate com Oreo é uma boa pedida.

Rua Walter de Castro, 374
Funciona de terça a quinta, das 18h às 23h e de sexta a domingo, das 18h às 0h.
Telefone: (85) 3036.5070

Short Ribs Wagyu
Short Ribs Wagyu do Cabaña del Primo (Divulgação)

Cabana del Primo

Especializado no método da parrila e em sofisticados cortes de carnes, o Cabaña del Primo costuma sempre trazer novidades a sua clientela.

Nas opções da casa, são cortes como o ancho monumental (exclusividade da casa: corte nobre e alto da parte frontal do contra-filé, com médio marmoreio e textura diferenciada), o bone in (corte do filé mignon com osso, tornando a carne mais saborosa e suculenta), o assado de tira (corte especial da costela dianteira), o bife del primo premium (a mesma excelência do corte exclusivo da casa, o Bife del Primo, só que em tamanho maior, corte especial do contra-filé, extremamente saboroso e macio) e o coração de wagyu (corte central da paleta que apresenta maciez e suculência).

Rua Maria Tomásia, 503, Aldeota – Jardins Open Mall
Funciona todos os dias, das 11h30 às 16h e das 18h a 1h
Telefone: (85) 3244.3691

Também disponível no Shopping RioMar.

Mandir
O Mandir divulga, diariamente, as suas três opções de almoço na página deles no Facebook (Divulgação)

Mandir

Os vegetarianos e veganos têm que tirar um dia para experimentar a deliciosa feijoada vegetariana do Mandir, um sucesso e excelente opção para quem cortou as carnes da dieta. Pra quem não conhece a casa, ela é um restaurante ovolactovegetariano e veganoreceitas coloridas, feitas com saladas, legumes e grãos variados, todos misturados em belos e saudáveis pratos, são o foco deles.

A casa costuma servir três pratos diariamente. Um dos destaques é a polenta brasileirinhacozidinho de flocão de arroz no azeite, com campo minado de mussarela, molho de tomate, ervilhas frescas e ricota açafroada. Outra pedida pode ser a lasanha impreterível, com sêmola e camadas alternadas de molho de tomate, creme, 3 queijos, palmito e azeitonas. Alguns pratos trazem ainda segredos de receitas indianas.

Rua Padre Francisco Pinto, 257.
Funciona de segunda a sábado, das 11h às 14h30.
Telefone: (85) 3023.3563

Paulistão Classic Dog
Paulistão Classic Dog é um dos pratos já consolidados no espaço (Divulgação)

Dog Zone

A marca trabalha com ingredientes especiais, com sabor diferenciadopães artesanais (parmesão e australiano) e linguiça defumada dão um toque especial a todos os cachorros quentes. Comensais que preferirem podem optar por substituir a linguiça por salsicha, sem nenhum custo extra. Com o tempo, passaram a fazer parte das opções disponíveis também os hambúrgueres, em três versões, todas servidas num terceiro tipo de pão, o brioche

Entre os carros-chefes dos hot dogs está o Paulistão Classic Dog: servida no pão artesanal de parmesão, a linguiça defumada vem acompanhada de maionese da casamolho bolonhesapurê de dois queijos e queijo maçaricado. Outra delícia é o Australiano Barbecue Dog, trazendo linguiça defumada no pão artesanal australiano com maionese da casa, creme de cheddar e molho barbecue. Degustamos esta opção e podemos dizer que o ponto agridoce do barbecue, além de bastante acertado, é um espetáculo ao paladar. Mais uma escolha de muita saída é o Cheddar e Pepperoni Dog, que traz linguiça defumada no pão de parmesão com maionese da casa, creme de cheddarpepperoni e cebola caramelizada.

Av. Virgílio Távora, 1055
Todos os dias, das 17h às 23h
Telefone: (85) 3122.1213

La Pasta Gialla
Pappardele com iscas de filet mignon ao molho de queijo emmenthal: delícia do La Pasta Gialla (Divulgação)

La Pasta Gialla

A rede de restaurantes La Pasta Gialla surgiu da ideia do chef Sergio Arno de criar um espaço que oferecesse uma produção gastronômica com o verdadeiro toque italiano, mais exatamente da região de Toscana. A casa aposta em massas artesanais, que hoje são seu diferencial. Risotoscarnesavespeixes e massas estão entre as opções de pratos.

No menu, boas escolhas são o spaghetti à moda caprese, com tomate fresco, mozzarella de búfala, alho e manjericão; o penne ao molho de gorgonzola com iscas de filet mignon também não deixa a desejar. Pra fechar, o spaghetti ao molho pomodoro é uma das melhores pedidas.

Av. Dom Luis (Shopping Pátio Dom Luis, loja 125), 1200
Telefone: (85) 3267.3070
Todos os dias, das 12h a 0h.

Também disponível no Shopping Iguatemi.

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php