13, fevereiro, 2015

Pipo Restaurante: arte e gastronomia são marca do novo espaço gastronômico em Fortaleza

Pedro Gurgel, Pipo, dá nome ao restaurante que construiu e inaugurou recentemente em Fortaleza
Pedro Gurgel, Pipo, dá nome ao restaurante que construiu e inaugurou recentemente em Fortaleza (Foto: Divulgação)

As paredes de vidro dão um ar de sofisticação, o jardim bem cuidado e próximo a um parque da cidade traz uma pegada ecológica para o visual; a galeria de arte estimula os sentidos dos visitantes e a boa comida revela o mais novo espaço gastronômico de Fortaleza: o Pipo Restaurante.

Mas, com uma belíssima construção moderna de concreto e vidro, sob um lago iluminado em um jardim de 2400 metros, o Pipo Restaurante não é só um estabelecimento, é um “projeto de vida”. Assim define o proprietário do local, Pedro Gurjão, ou simplesmente, Pipo. Não se sabe até que ponto um faz parte do outro, mas tanto Pedro (Pipo) como o restaurante (Pipo) são uma amostra de como o amor pela gastronomia, as artes e o meio ambiente podem ser inspiradores.

Pipo: restaurante e galeria de arte
Pipo: restaurante e galeria de arte (Foto: Divulgação)

Foram 15 anos de pesquisas e três anos e meio viajando e conhecendo os melhores restaurantes do mundo até a decisão de abrir o espaço na capital cearense.“Esse restaurante é fruto de uma paixão de infância. Eu construí isso aqui do zero. É pra me dar alegria, me divertir, trazer uma pegada ecológica e juntar minhas paixões” explica Gurjão, com orgulho, ao falar do espaço que inaugurou na cidade no finalzinho de 2014.

E foi assim que Fortaleza ganhou um restaurante e uma galeria de arte ao mesmo tempo. A casa conta com exposições artísticas, com peças de grandes nomes locais e nacionais à venda, além de música ao vivo, cuja programação é organizada pelo maestro Gladson Carvalho, da Orquestra Filarmônica do Ceará. Apresentações de violino, piano e jazz são os destaques da casa, tornando as refeições sempre agradáveis. Mas a grande sacada está nos pratos servidos.

Cardápio Rico, pratos naturais e ingredientes locais

Camarão grelhado: um dos destaques do cardápio
Camarão grelhado: um dos destaques do cardápio (Foto: Divulgação)

O chef do restaurante é o italiano Maurizio Pocoli, que veio direto de Veneza para assumir a cozinha do Pipo Restaurante. No cardápio, ingredientes naturais, puros e leves, apostando principalmente nos elementos da rica natureza local. “Não entendo porque tem tanto salmão nos restaurantes de Fortaleza. Ali mesmo no Mucuripe você encontra ótimas opções de pescados daqui”, questiona Pedro Gurjão, que faz questão de acompanhar e escolher cada ponto do cardápio.

E é com os frutos do mar que os destaques do menu ficam. Camarão grelhado, salada de polvo, cestinha de camarão, polvo grelhado e cioba com risoto de mel, parmesão e aspargos são os pratos mais pedidos neste primeiro momento do restaurante. A carta de bebidas não deixa a desejar, com destaque para o vinho rosé, ótima opção para os pratos servidos.

De quarta a sábado, o restaurante abre para o jantar, a partir das 20h, sempre com violino, piano ou jazz. De sexta a domingo, para almoço, a partir das 12h, com piano seguido de DJ.

 

Serviço
Rua São Gabriel, 399 – Próximo ao Parque Adahil Barreto
Reservas: (85) 3051.1340 | 98141.4155