19, junho, 2014

Portal Sabores Indica: Cozinha brasileira

As delícias da cozinha brasileira na sua mesa de almoço! Confira as dicas do Portal Sabores

Vai uma Patinha de Caranguejo? (Divulgação)
Vai uma Patinha de Caranguejo? (Divulgação)

A cozinha do Brasil é tão diversa quanto sua gente. Na quinta maior nação do mundo, repleta de estados e particularidades culturais, e com uma riqueza étnica plural, a gastronomia do Brasil acaba sendo também uma das mais diversificadas do mundo. Como não haveria de deixar de ser, toda essa diversidade nos dá a oportunidade de experimentar delícias de tipos sem fim; cozinha cearense, com buchada, panelada, galinha caipira; cozinha bahiana, com vatapá; cozinha mineira, com feijão tropeiro e leitão à pururuca… Viva à cozinha brasileira!

O Portal Sabores dá hoje dicas de estabelecimentos com pratos da cozinha brasileira para o seu almoço da quinta-feira… Bom apetite!

panelada
Panelada

Lá na Roça

Almoçar no Lá na Roça realmente nos dá a impressão de estar revisitando um pouco do interior cearense. Mesas feitas de tronco, luminárias de cipó e algumas redes fazem a decoração da matriz e da nova sede do restaurante, ambas as casas exalando “cearensidade”. O cheiro das comidas e do tempero cearense aguça olfato e paladar, e é um convite para os apaixonados pela gastronomia regional. Tendo vencido o prêmio de melhor restaurante de comida regional da Veja Comer & Beber de 2012, o Lá na Roça continua a oferecer diversas opções da nossa culinária a seus comensais.

Para começar, há o farto self-service, com muita riqueza de pratos e variedade. De segunda a sexta, o bufê recebe por volta de 40 receitas tipicamente nordestinas (R$ 42,50 o kg). Há pratos como arroz de leite,torta de carne do solcarneiro cozido e baião de dois para a livre escolha dos clientes. Já aos sábados, domingos e feriados (R$ 46,50 o kg), a oferta maior é de algumas das receitas mais famosas e de elaboração mais difícil da comida regional, como a panelada e a buchada.

O cliente também dispõe de um cardápio à la carte, onde há a possibilidade escolher algo além do self-service. Algumas escolhas possíveis são a peixada completa, a galinha caipira completa ou até o capote guizado, todos pratos para dois. A casa também serve cafés da manhã fartos para os que querem começar o dia bem alimentados. Nossa indicação é a tapioca quentinha com uma xícara de café.

Lá na Roça Eusébio

Av. Eusébio de Queiroz, 4425 – Eusébio
Aberto todos os dias, das 8h às 15h, e aos domingos até as 16h.
Fone: (85) 3260.2464 – 9915.0467 – 8569.8351

Lá na Roça Fortaleza
Rua Capitão Antonio de Aguiar, 41 – Aldeota
Aberto todos os dias, das 8h às 15h, e aos domingos até as 16h.
Fone: (85) 3224.6061 – 9822.2211

Carneiro atolado no creme de jerimum do Tilápia Restaurante  (Divulgação)
Carneiro atolado no creme de jerimum do Tilápia Restaurante (Divulgação)

Tilápia Restaurante

Levando o nome do peixe de água doce mais popular em terras brasileiras, a cozinha da casa está sob o comando de Valdir Nascimento. Natural de Reriutaba, no Ceará, o chef não poupa nas invenções regionais e entrega pratos deliciosos com ingredientes da terra, como capote, carneiro e o que dá nome ao estabelecimento, a tilápia.

Tendo vencido o prêmio da Veja Comer & Beber na categoria brasileiro/regional em 2013, o Tilápia traz pratos como o filé recheado de de camarão, empanado na farinha panko e frito, acompanhando talharim na manteiga. A peixada cearense e a galinha caipira cozida são outras pedidas clássicas da cozinha do Ceará que são servidas no local. Há também o carneiro atolado no jerimum, sendo coberto com queijo e tempero na medida certa, além da cobertura do jerimum, o jeito mais cearense de chamar a abóbora. Ao todo, são mais de cinquenta receitas especiais típicas.

Tilápia Restaurante
Rua Vicente Leite, nº 1131, Aldeota
Funciona de terça a quinta, de 11h às 15h e de 18h às 00h. Sexta e sábado, das 11h à 0h. Aos domingos, de 11h às 18h.
Telefone: (85) 3268-1734.

Camarão Jaguaruana do Restaurante Raízes
Camarão Jaguaruana do Restaurante Raízes

Restaurante Raízes

O restaurante tem pratos para 2 pessoas que servem muito bem mais de duas pessoas. Destaque para o Camarão Jaguaruana, que leva arroz de castanha, batata palha, camarão. O arroz é bem cremoso e o prato serve facilmente 4 pessoas.

Entre outros pratos, há opções de aves, carnes e frutos do mar. Tem também as massas, como a lasanha de carne de sol, espaguete à frutos do mar, espaguete nordestino, fettuccine à caboclo e espaguete raízes.

Quem pretende experimentar os pratos regionais, há o carneiro guisado, galinha caipira, peixe na telha, buchada e panelada.

Almoço
Para quem prefere conhecer o lugar na hora do almoço, o Raízes tem os pratos executivos, servidos de terça a sexta, de 11h às 15h. Nas opções, o cliente encontra a Carne do Sol Vexada, carne de sol, arroz branco, feijão de corda, macaxeira, paçoca e manteiga do sertão. Tem também o Escalopinho ao Molho de Quatro Queijos, escalope d filé, molho de quatro queijos, arroz puxado ao molho e batata noisette. No total são 9 pratos executivos, com opções de frangos, peixes e carnes.

Restaurante Raízes
Rua Conselheiro Tristão, 1555, Fátima
De terça a domingo, das 11h às 0h
Telefone: 85 – 3055.6060
Aos sábados, feijoada, a partir das 11h até às 15h.

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php