1, junho, 2017

Portal Sabores Visita: restaurantes em Jericoacoara

Polvo na brasa com salsa de alho, alecrim e urucum, do Restaurante Serafim
Polvo na brasa ao azeite de alho, salsa e urucum, do Restaurante Serafim

Jericoacoara é certamente um dos pontos turísticos mais lindos do planeta, firmando-se cada vez mais, também, como polo gastronômico. A gastronomia de Jericoacoara é diversificada, dispondo de mariscos e ingredientes frescos do litoral, e recebe influências de várias partes do mundo, o que revela um pouco do lado cosmopolita do lugar. Em Jeri, há de tudo: influências peruanas, espanholas, árabesmediterrâneas e, claro, muita cozinha brasileira… A turma do Portal Sabores resolveu visitar esse paraíso e fez um “tour gastronômico” pelas delícias do lugar: confira algumas sugestões de restaurantes em Jericoacoara.

Serafim 

Camarões crosta de coco
Filé de peixe grelhado com crosta de coco fresco maçaricado, purê de bananas e camarões na manteiga escura de limão

De entrada, pedimos uma novidade do cardápio que ainda não havia sido oficialmente lançada, o Tiradito – a criação traz filé de peixe marinado com sal e limão, castanha de caju e purê de açaí (uma especie de ceviche). O prato principal foi filé de peixe grelhado com crosta de coco fresco maçaricado, purê de bananas e camarões na manteiga escura de limão. Também experimentamos o polvo na brasa ao azeite de alho, salsa e urucum, acompanhado por batatas ao morteiro, chimichurri regional e pó de azeitonas pretas.

O peixe é realmente incrível, com sabor e textura diferenciados, bem como os camarões e o purê de banana. Pra acompanhar, caipiroscas de melancia com mel e capim santo (excelente) e torta de banana no pote (sorvete, biscoito, doce de leite e banana com açucar e canela). Vale ressaltar que as porções servidas são bem generosas.

Esfirra de carne do Káfila
Esfirra de carne do Káfila

Káfila 

Restaurante árabe na rua principal, tem bom preço e simplicidade, com comida muito gostosa e tempero árabe real. Pra começar, um kebab de falafel (vegetariano, espetacular, por R$28) – há também as opções de carne e filé de frango. Durante a visita, havia uma promoção onde, por um valor extra, o comensal poderia degustar também a esfirra da casa. Escolhemos a de carne, bem temperada e de massa leve. Pra acompanhar, caipirinha (uma das pessoas do time descreveu a bebida como “a melhor caipirinha que já tomou na vida”). A degustação foi mais que suficiente pro almoço… Aprovado!

Panqueca de camarão com molho branco
Panqueca de camarão com molho branco

Maramor 

Chegamos um pouco tarde e, como lá há toque de recolher, já estavam encerrando. Pedimos uma panqueca de camarão com molho branco. Além do prato, a casa também serve sanduíches, hambúrgueres e outras massas, além de pratos da culinária regional, como camarão no abacaxi, feijoada e baião de dois com costela suína. Bons preços. Para acompanhar, pedimos um suco de manga (bem cremoso).

Café na Pousada La Vie
Café na Pousada La Vie

Pousada La Vie

O café da manhã da pousada é simplesmente maravilhoso: você pode marcar num quadro negro o horário que pretende acordar pra que o seu café seja preparado na hora certa. O serviço de quarto levam na mesa. Entre o que é servido, há pães diversos, geleias, frutas, manteiga, queijo e presunto, tortinhas salgadas (no primeiro dia foi de calabresa e no segundo de frango), café, leite, bolo (no primeiro foi cenoura com chocolate e no segundo um tradicional fofo).

Avulso, o comensal ainda pode pedir tapiocas (salgadas, como de manteiga, com queijo e com peito de peru, e doces, como de leite condensado, coco e Nutella), ovos, cuscuz e suco (no primeiro dia, experimentamos o de manga e no segundo manga com carambola).

Alchimyst

Passamos apenas uma parte do dia no Beach Club da Lagoa do Paraíso. Como o café da manhã foi tão farto, quase não comemos lá (pena!). Experimentamos o ceviche do espaço (muito gostoso) e algumas Heineken para acompanhar.

Frutos do mar do Kuara
Frutos do mar ganham boas leituras no cardápio à la carte do Kuara (Divulgação)

Kuara 

O restaurante funciona à la carte à noite, mas só conseguimos ir no almoço, quando abre como self service. O ponto alto da casa são os cortes nobres (como t-bone, bife ancho e angus). Destaque para o delicioso espetinho de kafta e para as muitas opções de saladas, bem como para o maravilhoso guacamole e para o purê de abóbora, que não é fácil de encontrar. Do menu à la carte, vale a pena experimentar os camarões crocantes, opções de massas com frutos do mar e os já referidos cortes nobres de carne.

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php