6, novembro, 2015

Portal Sabores Visita: Rosmarino Pães

Delícias da Rosmarino Pães: oferta é variada e criativa
Delícias da Rosmarino Pães: oferta é variada e criativa

O cheiro atraente de pão fresco, exalando convidativo pelos ares da casa, tornou nossa tarde excelente para bons dedos de prosa… Assim foi nossa visita à fábrica da Rosmarino Pães: acompanhada de delícias e muita variedade. Fomos conhecer a fabricação dos pães, o cardápio e a história da casa, além de experimentar algumas das delícias artesanais da Rosmarino. Com uma década de atividade, a marca atende encomendas de diversos clientes e revendedores, e se faz presente em restaurantes, hotéis, buffets, barracas de praia e em casas como a Le Pain Le Café, entre outras. Por trás do sucesso e tradição dos pães Rosmarino, está a expertise e simpatia do chef Karliano Pereira, cuja paixão pelo que faz – a panificação – inspira e é ingrediente principal de cada criação… Do pequeno brioche ao delicioso coupiac.

Karliano partindo seu delicioso coupiac
Karliano partindo seu delicioso coupiac, pão tradicional europeu feito de maneira rústica, com toques de queijos parmesão e provolone

“Sou apaixonado por isso… Não sei fazer outra coisa”, brinca Karliano ao nos contar sobre como adentrou no universo da gastronomia e panificação. Já sobre o nome escolhido para a empresa, ele nos revela: “É uma referência à escola[…]”, e se remete a quando estudou com Mauro Cingolani, no Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), no início da carreira. Além da sonoridade do termo “rosmarino”, Pereira destaca também o caráter único e o aroma rico do alecrim italiano. Este é apenas um dos muitos ingredientes que aprecia: a Rosmarino trabalha com muitas possibilidades, algumas bem inusitadas como o pão de caju (a ser lançado), o pão de maracujá e o pão de camarão.

Atualmente, o cardápio passa por um “enxugamento”, e se foca ainda mais nos ingredientes regionais, ofertando cerca de 60 tipos de pães. Estes distribuem-se em três linhas: os pães artesanais, que possuem bastante variedade e um traço mais “gourmet”, os pães funcionais, para atender às exigências e particularidades nutricionais dos clientes, e os pães comerciais, como o famoso carioquinha, mais tradicionais.

Panetones da Rosmarino: queijo, chocolate e frutas secas
Panetones da Rosmarino: queijo, chocolate e frutas secas

Experimentamos boa parte dos pães. O cheiro sedutor de cada pão, de início, já instigou a mente deste que vos fala a imaginar as diversas possibilidades de combinações de cada delícia com outros alimentos. O saboroso coupiac, por exemplo, de massa leve e toque de queijo marcante, cai muito bem com um bom vinho. Já o pão de tapioca, que pode vir recheado com carne do sol ou queijo, ficaria perfeito com um bom molho doce à parte. Além destas possíveis combinações, os produtos, por si só, rendem excelentes degustações isoladamente. O pão de chocolate, por exemplo, servidas suas fatias quentes, dispensa qualquer acompanhamento: na temperatura ideal, a calda marca as bordas do produto, e à boca, as gotas de chocolate encantam o paladar do comensal. Já o pão de camarão é uma excelente pedida para os fãs deste marisco.

Para o fim do ano, a dica é conferir os saborosos panetones da casa: experimentamos o de queijo, o de frutas secas e o de chocolate. Assim como com o coupiac, o chef trabalha e insere os toques do queijo no panificado com maestria, sendo o sabor ímpar. No segundo, as frutas secas rendem mordidas viciantes, com um valor doce balanceado. Já o panetone de chocolate é o encanto de qualquer chocólatra, excelente pedida a ser degustada com um grupo. A casa ressalta que as encomendas já podem ser feitas, e começaram a partir deste mês de novembro.

 

O restante dessa gostosa visita e da conversa que tivemos com o chef Karliano Pereira, você confere em breve, em entrevista completa aqui no Portal Sabores.

Vinícius Mateus
Repórter

Serviço
Rosmarino Pães
Rua Dr. José Frota, 123
Telefone: (85) 3248.7444
http://www.rosmarinopaes.com/

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php