11, novembro, 2013

Profiteroles: sobremesa popular francesa

Receita mostra que sobremesa feita com farinha acrescida de nutrientes fica muito mais gostosa

Profiterolis
Profiterolis

Muita gente adora reunir pessoas especiais em casa para preparar pratos que são pensados e realizados com muito empenho. Para os apaixonados por gastronomia, os momentos da escolha do prato, da compra dos ingredientes e do preparo são como uma paixão, uma terapia.

A farinha de trigo pode ser usada tanto em pratos doces e salgados. Dessa vez, a Farinha Finna ensina como fazer Profiteroles: sobremesa popular francesa.

Com a nova Farinha de Trigo Finna acrescida das vitaminas A, B1, B2, PP e B6 e do mineral Zinco, além de saboroso, a sobremesa fica muito mais nutritiva. Esses nutrientes atendem às necessidades nutricionais da população em geral para oferecer múltiplos benefícios para a saúde. A vitamina B1, por exemplo, auxilia no aproveitamento energético da alimentação promovendo apropriado metabolismo dos carboidratos. É necessária para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos, inclusive os músculos do coração. Já a vitamina B6, é necessária para o metabolismo normal das proteínas e do ferro, além de seu transporte. É ainda necessária para o apropriado funcionamento dos sistemas nervoso, para a formação das células vermelhas do sangue e a síntese de hormônios.

Confira a receita abaixo e surpreenda no encontro entre amigos com a sobremesa Profiteroles.

Profiteroles

Ingredientes

250 ml de água

100 g de margarina

1 e 1/4 de xícaras de Farinha de Trigo Finna sem fermento

6 ovos

Preparo da massa

– Antes de tudo preaqueça o forno a 1800C e prepare uma assadeira grande, untando-a e cobrindo-a com papel-manteiga. Depois, em uma panela média, ferva a água, a margarina e o sal.

– Quando a mistura ferver, adicione toda a Farinha de Trigo Finna e cozinhe, mexendo sem parar por 3 a 4 minutos, até desgrudar do fundo da panela.

– Deixe amornar. Passe a massa para a tigela de uma batedeira e bata em velocidade baixa, acrescentando os ovos, um a um, aos poucos, até formar uma massa mole, lisa e brilhante.

– Por fim, coloque a massa em um saco de confeitar com bico liso e faça bolinhas do tamanho que você deseja as suas profiteroles. Geralmente é do tamanho de um pãozinho de queijo de minas.

– Leve os doces ao forno a 1800C por 10 minutos, depois diminua a temperatura para 1500C e asse-os por mais uns 40 minutos, até a massa dourar.

– Retire-os do forno, deixe-os esfriar por uns 5 minutos e passe todos para uma grade, para terminarem de esfriar.

– Agora é só abri-los na metade e colocar o recheio de sua preferência, que pode ser sorvete ou creme confeiteiro. E para decorar use folhinhas de hortelã, caldas, geleias ou raspas de chocolate.

Dica de Especialista: A Farinha de Trigo Finna vai dar uma textura especial aos profiteroles e a escolha da companhia é o toque final.

Sugestão da Farinha de Trigo Finna

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php