29, setembro, 2017

Quintal da Varjota é gastrobar com boa culinária e carta de bebidas

Polvo do Quintal da Varjota
Frutos do mar ganham saborosas leituras no Quintal da Varjota (Divulgação)

Quem já se cansou do estilo tradicional de bares em Fortaleza tem sempre a opção de dar aquela variada e conhecer a moda do momento: os gastrobares. Nesse segmento, destaca-se com vigor o Quintal da Varjota, uma grata surpresa na capital cearense. Basicamente, um gastrobar é um estabelecimento que vai além do tradicional menu de todo bar: agrega uma culinária mais criativa e sofisticada, digna de bons restaurantes, a uma boa carta de bebidas e ao ambiente agitado dos bares. Seguindo esta tendência, o Quintal não faz feio quando o assunto é sua cozinha: com linha contemporânea, a casa tem como proposta “unificar entretenimento com alta gastronomia e experiência sensoriais”.

O Quintal da Varjota é uma iniciativa dos sócios Adolpho Albuquerque, Hendrik Görlich e Tiago Vitor, dividido numa disposição de três espaços variados. O “Espaço Comfee”  é o primeiro: funcionando no estilo habitual dos lounges, com cada lounge tendo capacidade para até dez pessoas, é um excelente ponto de encontro de grupos de amigos na hora do happy hour. Já o “Espaço Climate” traz salão climatizado com capacidade de até 80 pessoas, feito para os casais que querem um local mais tranquilo e intimista para estar a dois. Por fim, há o “Espaço Showcase”, sendo um salão aberto com capacidade para até 200 pessoas, área de maior movimento e fluxo de clientela.

Quintal da Varjota
Quintal alia ambiente de um bar e tradicionais petiscos a um cardápio de alta gastronomia (Divulgação)

Com menu assinado pelo chef Rafael Iori e sob o atual comando da chef Camila Moura, gastrônoma com vasta experiência nas culinárias mediterrânea, italiana, contemporânea, o cardápio do Quintal tem alguns destaques bastante interessantes: entre os petiscos mais vendidos estão o bolinho do Agreste (bolinhos de flocos de tapioca recheados com carne do sol desfiada ao catupiry e nata, contando com molho de melaço de cana e saquê), o croquete de costela (costela marinada, lentamente assada e desfiada, envolta em massa especialmente saborosa feita com o caldo da costela, acompanhada de molho barbecue), o ceviche marítimo do Quintal (ceviche de salmão com atum, cebola roxa, coentro e pimenta dedo de moça, marinados no suco de limão com azeite, e acompanhado de chips de batata doce) e o brioche burger (mini hambúrgueres de picanha Black Angus uruguaia e bacon grelhados com queijo emmental, servidos no mini brioche com molho do chef, alface e picles – acompanha ainda molhos chimichurri, barbecue e maionese temperada). 

No quesito pratos principais, figuram o Tuna Asian, o filé com Shimeji & Parma (medalhão de filé feito na manteiga aromatizada de shimeji e presunto parma, acompanhado de spaghetti puxado na manteiga de ervas e crispy de presunto parma) e o camarão na mini-moranga (mini moranga recheada com um delicioso creme de camarão, acompanhada de risoto de camarão). A casa mudou o menu há apenas três meses, acrescentando diversas novidades ao já extremamente variado menu do gastrobar.

Frutos do mar do Quintal da Varjota
Ceviche, panelinha de frutos do mar, pratos com camarão e lagosta são algumas das possibilidades de pedidos (Divulgação)

Pra fechar, quanto às bebidas, segundo o Quintal, destacam-se as caipiroskas, muito queridas pelo público fortalezense, seguidas dos signature drinks (drinks exclusivos do espaço): os de maior saída são o Fresh Sunset (vinho rosê, vodka importada, essência de baunilha, suco de morango, hibisco, morangos e cereja), o Hibisco Flavor (gim, hibisco e cranberry) e o Dual Collor.

De acordo com a marca, a ideia do Quintal é permanecer “no meio termo, não abrindo mão da identidade de gastrobar como um todo”. Conciliando a dinamicidade de uma boa carta de bebidas e um ambiente animado, inerentes aos bons bares, com a alta gastronomia mantida, pode-se dizer que o estabelecimento está cumprindo a tarefa muito bem. Uma dica excelente pras noites de fim de semana, como hoje, ou pra qualquer happy hour descompromissado… Cheers!

Serviço
Quintal da Varjota 
Avenida Antonio Justa, 3525 
Telefone: (85) 3109-3333
Horário de funcionamento: de domingo a quarta, das 11h à 1h. Quinta a sábado, das 11h às 2h.

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php