Receitas

19 de dezembro de 2014

Cataplana de tamboril, lagosta e camarão

Deleite para os fãs de frutos do mar: cataplana de tamboril, lagosta e camarão

Frutos do mar - todos juntos e misturados: cataplana de tamboril, lagosta e camarão (Divulgação)
Frutos do mar – todos juntos e misturados: cataplana de tamboril, lagosta e camarão (Divulgação)

Quem aí gosta de frutos do mar? Se você mora em Fortaleza, no Ceará, é um privilegiado por estar num dos maiores estados produtores de camarão do Brasil. Qual seu preferido? Lagosta? Camarão? Peixes? E que tal tudo junto e misturado? A dica de hoje é a deliciosa cataplana de tamboril, lagosta e camarão, trazendo tudo o que um fã de mariscos precisa para sua felicidade e para seu deleite gastronômico. Com temperos suaves e que preservam o sabor original de cada ingrediente, este espetáculo de prato é ideal para qualquer refeição – o que importa é matar aquela vontade por todos esses pescados juntos.

Bom apetite!

Cataplana de tamboril, lagosta e camarão

Ingredientes
8 lombinhos de tamboril cortados com cerca de 60g cada (se preferir, use filé de badejo ou de robalo)
300 g de arroz pré-cozido
150 ml de natas (pode improvisar com creme de leite)
2 cebolas médias picadas
6 dentes de alho picado finamente
75 g de requeijão
4 caudas de lagosta
200 g de camarão sete barbas limpo
50 g de manteiga sem sal
50 ml de vinho branco seco
50 ml de azeite de baixa acidez
1 colher de chá de açafrão
1 ovo (para empanar o tamboril)
farinha de trigo (para empanar o peixe)
Farinha de rosca (para empanar o peixe)
Sal a gosto
Pimenta a gosto

Modo de preparo

Para o tamboril
Numa panela, cozinhe os lombinhos em água e sal até estarem cozidos, mas firmes. Reserve seis unidades para fritura bem como a água do cozimento. Desfie os outros dois para juntar ao arroz. Empane as seis tranches de tamboril. Frite e reserve.

Para o arroz
Na cataplana coloque o azeite, a cebola e 4 dentes de alho picado, deixe alourar, refresque com o vinho branco e adicione dois lombinhos de tamboril desfiados, já cozidos com consistencia firme em água e sal. Deixe ferver, junte as natas e o requeijão mexendo sempre até encorpar. Vá adicionando aos poucos a água do cozimento do tamboril de forma que o arroz pré-cozido que vai adicionar fique “molhadinho”, tempere com sal e pimenta a gosto e por fim adicione o açafrão, misturando muito bem.

Para a lagosta
Numa panela cozinhe as caudas de lagosta em água e sal por cerca de 8 minutos, deixe arrefecer e corte-as em duas partes no sentido longitudinal.
Em outra panela, coloque a manteiga e a cebola e deixe refogar ligeiramente, adicione o suco de limão, deixe ferver e tempere com sal e pimenta a gosto. Sobreponha as caudas de lagosta com a carne para baixo, deixe ferver e reserve.

Para o camarão
Numa frigideira coloque dois dentes de alho finamente picados e um pouco de azeite deixando-o ferver, junte o camarão, tempere com sal e pimenta a gosto. Cozinhe por cerca de 2 minutos em fogo brando e reserve.

Para a montagem
Na cataplana, e por cima do arroz, disponha as caudas da lagosta conforme a imagem (em círculo). Dentro do círculo das caudas de lagosta disponha os lombinhos do tamboril fritos e empanados nos seus intervalos. Coloque a cebola do refogado das caudas de lagosta e, por fim, os camarões por cima desta. Feche a cataplana e deixe ferver por cerca de 1 minuto.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 60 minutos

Dica do IG Receitas

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php