Receitas

29 de dezembro de 2015

Coxinha mineira sem glúten

Coxinha, paixão nacional (Foto: Maizena)
Coxinha, paixão nacional (Foto: Maizena)

No Brasil, coxinha é uma paixão nacional. Para quem ama salgados, é difícil resistir ao mais famoso dos representantes das frituras. Em Fortaleza, a diversidade de massas e recheios (coxinha tradicional de frango, coxinha de camarão, coxinha de caranguejo, coxinha de carne do sol, todas podem ser encontradas) é enorme, mas em geral, todos sempre vão na tradicional, recheada com frango. A dica de hoje é preparar a coxinha mineira sem glúten. Para você que vive a ver coxinhas na rua, é hora de anotar a receita e se deliciar… Bom apetite!

Coxinha mineira sem glúten

Ingredientes

Massa
1 litro de leite
3 cubos de caldo de galinha
500 g de mandiocas cozidas amassadas
1 xícara de amido de milho
1 xícara de fubá
2 ovos batidos

Recheio
1 litro de leite
3 cubos de caldo de galinha
500 g de mandiocas cozidas amassadas
1 xícara de amido de milho
1 xícara de fubá
2 ovos batidos

Para empanar
Fubá

Modo de preparo

Massa
Coloque o leite em uma panela grande, leve ao fogo médio até ferver. Acrescente os cubos de caldo de galinha e dissolva-os enquanto mexe. Junte a mandioca e cozinhe até engrossar levemente. Em uma tigela, misture o amido de milho e o fubá.

Adicione a mistura de amido. o fubá e os ovos, mexa sem parar, até soltar totalmente da panela, aguarde esfriar, depois, sove a massa por alguns minutos até ficar com uma consistência lisa e homogênea. Reserve.

Recheio
Em uma panela média, ferva a água em fogo médio, dissolva o caldo de galinha. Acrescente o frango e cozinhe durante 20 minutos. Espere esfriar e desfie. Divida a massa em 30 porções. Abra cada porção nas palmas das mãos e recheie com um pouco do frango desfiado. Feche e molde como formato de coxinha.

Finalização
Coloque fubá em um prato fundo e empane todas as coxinhas. Aqueça uma panela com óleo bem quente e leve para fritar em imersão, forre um prato com papel toalha e “seque” o excesso de gordura, a coxinha sem glúten está pronta.

Dica: Verifique sempre se o produto escolhido no supermercado contém glúten.

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php