Receitas

11 de março de 2016

Lasanha ao molho de aspargos com mortadela

Lasanha ao molho de aspargos com mortadela (Divulgação)A combinação entre aspargos e mortadela é bem diferente, e quem fez a receita garante: é muito saborosa! A Marca Fortaleza, pertencente a M.Dias Branco, deu a dica de preparar uma lasanha diferenciada. Com a proposta de “surpreender o gosto de familiares e convidados”, a marca sugere a lasanha ao molho de aspargos com mortadela. A lasanha é conhecida por sua versatilidade, podendo ser utilizada com diversos recheios, sejam vegetarianos, com carnes ou queijos.

Confira a receita:

Lasanha ao molho de aspargos com mortadela

Ingredientes

Molho de tomate
5 colheres (sopa) de azeite
1 cebola, picada
3 dentes de alho, picados
12 tomates maduros, sem pele, sem sementes, picados
750ml de polpa de tomate
Sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto

Molho de aspargos
3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
300g de aspargo picados
5 colheres (sopa) de Margarina Puro Sabor
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 litros de leite
1 xícara (chá) de queijo cremoso
sal, pimenta-do-reino, noz-moscada e salsinha picada a gosto

Para a montagem
1 embalagem de Lasanha Fortaleza (500g)
200g de mortadela, em fatias finas
400g de muçarela, em fatias
Queijo parmesão, ralado

Modo de preparo

– Comece preparando o molho de tomate. Numa panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, acrescente os tomates sem pele e sem sementes, polpa de tomate, 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar até desmanchar o tomate. Acerte o sal, tempere com o orégano, pimenta-do-reino e reserve.

– Prepare o molho de aspargos. Numa frigideira pequena, aqueça o azeite, refogue o alho, acrescente os aspargos, acerte o sal e deixe refogar por mais 3 minutos. Polvilhe a salsinha, mexa delicadamente e reserve.

– Numa panela média, aqueça a margarina e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente o queijo cremoso e mexa até derreter. Acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a noz-moscada, retire do fogo e reserve.

– Bata no liquidificador o refogado de aspargos com o molho branco e reserve.

– Monte a lasanha num refratário grande e fundo. Divida o molho de tomate e o molho de aspargo em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de mortadela e as fatias de muçarela em 2.

– Alterne as camadas de molhos, massa, fatias de mortadela e fatias de muçarela da seguinte forma: molho de aspargos, fatias de mortadela, tiras de lasanha, molho de tomate, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho de aspargos, fatias de mortadela, tiras de lasanha, molho de tomate, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho de aspargos, molho de tomate e finalmente queijo parmesão.

– Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos.

– Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.

Dica do chef: Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.

Rendimento: 15 porções
Calorias por porção: 505 kcal

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php