Receitas

13 de abril de 2015

Lasanha de jerimum com carne seca

Dica para aniversário da capital cearense é experimentar a lasanha de Jerimum com carne seca

Lasanha de jerimum com carne seca (Divulgação)
Lasanha de jerimum com carne seca (Divulgação)

Hoje é dia de aniversário no Ceará! A cidade de Fortaleza, capital cearense, completa 289 anos no dia 13 de abril. Para comemorar a data especial, a Marca Fortaleza, pertencente à M. Dias Branco, nos sugere a dica da lasanha de jerimum com carne seca, delícia típica bem a cara da cozinha regional.

“A carne seca é uma ótima fonte de proteína, que ajuda no desenvolvimento e crescimento muscular”, afirma Fabiana Fontes, nutricionista da Equilibrium, consultoria da marca. Já o jerimum, também conhecido como abóbora, tem 94% de água em sua composição, apresenta pouquíssima gordura, e é rico em potássio e fibras. Possui pequenas quantidades de sódio, fósforo, ferro, magnésio e vitaminas C e E.

Lasanha de jerimum com carne seca

Ingredientes:
1 embalagem de Lasanha Fortaleza Express
½ kg de carne seca
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola
2 dentes de alho
½ litro de molho de tomate
1 xícara (chá) de água
Pimenta dedo de moça a gosto
Salsinha a gosto
100 g de bacon
½ kg de jerimum
3 gemas
1 lata de creme de leite
Sal a gosto
Noz moscada a gosto
300g de muçarela em fatias
50 g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:
– Comece colocando ½ kg de carne seca de molho por 1 noite para tirar o sal. Troque a água de vez em quando. Cozinhe em panela de pressão com água suficiente para cobri-la por 1 hora e 30 minutos. Retire a carne da panela e desfie.

– Numa panela média, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite, refogue 1 cebola e 2 dentes de alho. Junte a carne seca desfiada e deixe refogar. Acrescente ½ litro de molho de tomate, 1 xícara (chá) de água, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Acerte o sal, tempere com a pimenta dedo de moça, a salsinha, mexa delicadamente e reserve.

– A seguir prepare o molho de jerimum. Frite 100g de bacon até soltar a gordura. Acrescente ½ kg de jerimum, tampe e deixe cozinhar, mexendo sempre até desmanchar e virar um purê. Se necessário, acrescente um pouco de água para não secar a mistura.

– À parte, bata bem as 3 gemas, 1 lata de creme de leite e ½ litro de leite. Retire o purê do fogo e acrescente a mistura de creme de leite, acerte o sal, tempere com a noz moscada e reserve.

– Monte a Lasanha Fortaleza Express num refratário médio (35 x 22cm). Divida o molho de jerimum e o molho de carne seca em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de muçarela em 2. Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho de jerimum, tiras de lasanha, molho de carne seca, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho de jerimum, tiras de lasanha, molho de carne seca, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho de jerimum, molho de carne seca e finalmente queijo parmesão ralado.

– Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 25 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 5 minutos antes de finalizar o tempo. Retire do forno e espere 5 minutos antes de servir.

Rendimento: 6 porções

Colunistas

Ver tudo
16 de maio de 2019

Dragão Fashion Brasil ocorre em Fortaleza

Autor: Raquel Pessoa

15 de maio de 2019

Rodeio em Ribeirão Preto

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

7 de maio de 2019

Ambev traz chopp Stella Artois a Fortaleza

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php