Receitas

23 de dezembro de 2014

Lasanha de Lombo com Abacaxi

Dica de hoje é uma deliciosa lasanha de lombo suíno com abacaxi em conserva

Lasanha de lombo com abacaxi (Foto: Divulgação)
Lasanha de lombo com abacaxi (Foto: Divulgação)

O Portal Sabores e a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) trazem para você mais uma deliciosa receita para essa época de celebrações de fim de ano: a Lasanha de Lombo com Abacaxi. O prato salgado mescla com o leve sabor doce do abacaxi em conserva. Uma massa saborosa, recheada de lombo suíno e coberta por um delicioso molho agridoce. Interessado? Então, veja como é fácil e prático de fazer.

Ingredientes

Molho Branco
10 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
10 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 litros de leite
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

Recheio de Lombo
1 kg de lombo de porco
4 dentes de alho, picados
4 colheres (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de alecrim
5 colheres (sopa) de suco de limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho Agridoce
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 cebola média, picada
3 colheres (sopa) de mel
4 colheres (sopa) de suco de limão
2 xícaras (chá) de suco de laranja

Para a montagem
1 embalagem de lasanha festonada direto ao forno (500g)
500g de muçarela, em fatias
1 lata de abacaxi em calda, picado
Queijo parmesão, ralado

Preparo
1- Numa panela média, aqueça a manteiga ou margarina e doure a farinha de trigo. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não formar grumos. Acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a noz-moscada. Retire do forno e reserve.

2- Prepare o recheio de lombo. Tempere o lombo com alho, alecrim, suco de limão, sal, pimenta-do-reino e cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Unte uma assadeira com manteiga ou margarina, acomode o lombo, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio por uma hora. Retire o papel-alumínio e deixe dourar. Retire do forno, desfie, reserve.

3- Prepare o molho agridoce. Numa panela média, aqueça a manteiga ou margarina, refogue a cebola, acrescente o mel, suco de limão, o suco de laranja e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até reduzir e o molho ficar espesso. Misture o molho agridoce no lombo desfiado e reserve.

4- Monte a lasanha festonada direto ao forno num refratário grande e fundo. Divida o molho branco em 5 partes, as tiras de lasanha em 4, o recheio de lombo, as fatias de muçarela e o abacaxi picado sem calda em 2.

5- Alterne as camadas de molho, massa e recheio da seguinte forma: molho branco, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho branco, recheio de lombo, abacaxi picado, tiras de lasanha, molho branco, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho branco, recheio de lombo, abacaxi picado, tiras de lasanha, molho branco e finalmente queijo parmesão ralado. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos. Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 2h30

Dica da Abeaço

 

Colunistas

Ver tudo
21 de fevereiro de 2019

Oficina de brigadeiro

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

12 de fevereiro de 2019

Casa de chás Le Thé 103 chega a Fortaleza

Autor: Raquel Pessoa

18 de janeiro de 2019

Você sabe o que são smoothies funcionais?

Autor: Raquel Pessoa

css.php