Receitas

11 de novembro de 2015

Peru com batata-doce e especiarias

Peru com batata-doce e especiarias: delícia da vez para a ceia de natal (Codo Meletti/Divulgação)
Peru com batata-doce e especiarias: delícia da vez para a ceia de natal (Codo Meletti/Divulgação)

O Natal está chegando e é hora de celebrar com a família e amigos! Já está pensando na ceia deste ano? Se não, é bom se preparar desde já, para conseguir bons produtos a preços mais cômodos. Ajudamos você nessa missão gastronômica te indicando hoje uma deliciosa receita de peru com batata-doce e especiarias. Para fugir da velha receita de peru, esta versão refinada traz a ave com temperos refinados e sabor suave, sem comprometer suas propriedades de gosto naturais. Depois de pronto, é só ficar com água na boca e servir: o prato rende dez porções ou mais, dependendo do tamanho e do peso do produto.

Peru com batata-doce e especiarias

Ingredientes
1 peru de 4 kg
2 xícaras (chá) de vinho branco seco
1 cebola picada
2 dentes de alho
100 g e 4 colheres (sopa) de manteiga
Folhas de salsão
1,5 kg de batata-doce sem casca
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de especiarias (alcaravia, noz-moscada ralada, coentro em grãos, pimenta-calabresa em flocos e canela em pó)
1 colher (sopa) de gengibre em tiras

Modo de preparo

Descongele o peru e retire os miúdos. Enxugue com papel-toalha. Bata no liquidificador o vinho, a cebola e o alho. Passe na carne e reserve por 1 hora. Escorra, mas reserve o tempero e recheie. Passe 100 g de manteiga entre a pele do peito e a carne do peru. Costure aberturas. Forre a assadeira com papel-alumínio, cubra com folhas de salsão e coloque o peru por cima. Unte com o restante da manteiga, cubra com papel-alumínio e asse no forno, preaquecido, em temperatura média, por 3 horas, regando com o caldo da forma e o tempero reservado.

Prepare a batata-doce: corte a batata em quatro e cozinhe no vapor. Leve ao fogo os ingredientes restantes, mexendo até o açúcar dissolver. Arrume em uma assadeira forrada com papel-alumínio untado e cubra com colheradas do molho de açúcar. Leve ao forno até dourar e sirva com o peru.

Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
Rendimento: 10 porções
Valor calórico: 734 por porção

Dica do M de Mulher

Colunistas

Ver tudo
16 de maio de 2019

Dragão Fashion Brasil ocorre em Fortaleza

Autor: Raquel Pessoa

15 de maio de 2019

Rodeio em Ribeirão Preto

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php