Receitas

6 de setembro de 2012

Tapioca e caju

 

Ingredientes
16 cajus
1 kg de açúcar cristal
500g de goma de tapioca
250g de queijo de coalho
500 ml de creme de leite fresco
125 ml de leite integral
100g de xerém de castanha
 
Modo de Preparo
Faça o doce de caju. Desfie 8 cajus sem pele em pedaços médios e cozinhe com um litro de água e meio quilo de açúcar durante 1 hora em fogo médio-baixo. Prepare a base do sorvete. Corte o queijo de coalho em cubos pequenos e derreta com o creme de leite e com o leite. Bata no liquidificador até obter consistência homogênea, sem grumos. Refrigere.
Bata a base do sorvete na sorveteira de acordo com as instruções do fabricante. Quando o sorvete estiver próximo de estar pronto, adicione o doce. Recolha o sorvete e reserve no freezer.
Corte o restante dos cajus em lâminas redondas de 5 milímetros de espessura. Faça uma calda simples de açúcar derretendo 250g de açúcar com 250 ml de água. Coloque sem sobrepor as rodelas de caju na calda. Enquanto isso faça uma tapioca, peneirando a goma sobre uma frigideira quente. Corte a tapioca em círculos de tamanho similar às rodelas de caju com o auxílio de uma forma de mini-pudim ou um aro metálico. 
 
Montagem
Num prato, disponha em forma de círculo rodelas de caju intercaladas com a tapioca, ou, se preferir, monte ao comprimento. Com duas colheres de sopa antigas, faça quenelles com o sorvete e disponha em cima da tapioca e do caju. Polvilhe o sorvete com um pouco de xerém e, se desejar, sirva um shot de cajuína para acompanhar. 
 
Receita apresentada pelo chef Marco Gil no Mesa Ao Vivo Ceará 2012
 

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php