12, setembro, 2016

Regional, frutos do mar ou carnes: três dicas para jantar em Fortaleza

Camarão Internacional do Coco Bambu
Camarão Internacional do Coco Bambu

Sair para jantar às vezes pode ser um dilema anunciado: a pergunta que surge é onde? Jantar algo diferente, algo mais barato, algo mais saboroso que o que comumente encontramos… Conciliar estes desejos pode ser difícil, mas certamente não é impossível. Para essa segunda-feira ser mais especial, bem como os próximos dias desta semana, selecionamos três modalidades de cozinha e três restaurantes respectivos: regional, frutos do mar e carnes. Confira algumas dicas para o jantar em Fortaleza.

Categoria Frutos do Mar: Coco Bambu Frutos do Mar

Como entrada, o Camarão Crocante vem com 8 unidades do crustáceo empanados e servidos com chutney de manga. No prato principal, a variedade de pratos com camarão surpreende. Camarões Jangadeiro, Camarões no Catupiry e Camarões Internacional são alguns dos itens que fazem sucesso no cardápio.12

Destaque para a Lagosta Coco Bambu: são duas lagostas inteiras grelhadas, acompanhadas de risoto de limão siciliano, batatinhas ao forno e molho de manteiga especial. Os Camarões com crostas de pão de alho acompanhados com risoto de limão siciliano também fazem sucesso entre os clientes. Peixe à dorê, Peixe Jeri e arroz de mariscos também estão no cardápio. Para beber, a sugestão é a caipirinha de morango. Na sobremesa, vale experimentar a torta de banana e a torta de maçã com canela e sorvete de creme.

Avenida Beira-Mar, 3698, Meireles
Funciona das 11h30 às 15h e das 17h à meia-noite. Quinta até 1h, sexta e sábado sem intervalo até 2h, domingo sem intervalo.
Telefone: (85) 3198.6000

Rua República da Armênia, 1150, Água Fria
Funciona das 11h30 às 15h e das 17h à meia-noite. Quinta até 1h, sexta e sábado sem intervalo até 2h, domingo sem intervalo.
Telefone: (85) 3023.7777

Bife de Tira do Cabaña del Primo
Bife de Tira do Cabaña del Primo

Categoria Carnes: Cabaña del Primo

Com a proposta de oferecer cortes especiais de alta qualidade, o Cabaña del Primo utiliza a parrilla na preparação dos pratos, tradicional estilo argentino e uruguaio de assar carnes. Na parrilla, as carnes não são assadas em espetos, mas em uma grelha móvel e inclinada. A brasa é feita em um compartimento separado, evitando o contato das carnes com a fumaça do carvão. O menu da casa é variado e oferece cortes de carnes especiais e criativas guarnições, diversas opções de entradas e pratos à base de aves, peixes e camarão.

Para começar a refeição, a dica é o Carpaccio do Primo como entrada: são finas fatias de carne ao molho suave de mostarda, azeite e alcaparras. Outra sugestão válida é pedir a brusqueta de mussarela de búfala, tomate-cereja e manjericão sobre fatias de pão italiano regadas com azeite ao forno. Se preferir começar a refeição de forma mais leve, o cliente pode pedir uma das saladas do menu. A salada Recoleta vem com folhas variadas, queijo brie, tomate-cereja, fatias de kiwi e crocantes de filo ao molho oriental.

Camarão Casa Rosada é opção do Cabaña del Primo
Camarão Casa Rosada é opção do Cabaña para quem prefere ir de frutos do mar (Divulgação)

Entre as carnes, o Ancho Monumental é uma maravilha: exclusividade da casa, é um corte nobre e alto da parte frontal do contra-filé, com médio marmoreio e textura diferenciada. Outras opções são o Bone In, corte do filé mignon com osso, tornando a carne mais saborosa e suculenta, o Assado de Tira, corte especial da costela dianteira, o Bife del Primo Premium, similar ao Bife del Primo, só que em tamanho maior, sendo um corte especial do contra-filé, extremamente saboroso e macio, e o Coração de Wagyu, corte central da paleta que apresenta maciez e suculência.

Cabaña del Primo
Rua Maria Tomásia, 503, Aldeota – Jardins Open Mall
Funciona todos os dias, das 11h30 às 16h e das 18h a 1h
Telefone: (85) 3244.3691

Cabaña del Primo Shopping RioMar
Rua Prisco Bezerra, 2254, Papicu

Baião de dois caprichado do Restaurante Colher de Pau
Baião de dois caprichado do Restaurante Colher de Pau

Categoria Comida Regional: Colher de Pau

Peixada de Arabaiana em postas, com peixe em posta cozido com legumes, acompanha pirão e arroz branco e é bem a cara do cearense. Tem ainda o conhecidíssimo baião de dois com frutos do mar, com baião de dois de feijão verde acompanhando lagosta, camarão, peixe e polvo cortado em cubos.

Para se ter uma ideia o cardápio é tão extenso que só vendo para crer. Tem ostras, camarão, lagosta, peixes, frangos, linguiças, queijos, espetinhos, batatas, costelinha de porco, etc. Para quem optar pelo camarão a dica é Camarão Colher de Pau (Camarões no molho branco com requeijão, gratinado e arroz branco). Uma delícia. Mas camarão não falta. Tem ainda o Camarão Ensopado (Camarões ao molho com legumes e arroz branco), Camarão à Baiana (Camarões com molho à base de leite de coco, azeite de dendê, pimenta e arroz branco), Camarão à Delícia (Camarões grelhados, molho branco, banana frita, Gratinado e arroz branco), Camarão à Grega (Camarões à milanessa, molho branco, queijo mussarela e arroz à grega), Arroz de Camarão (Risoto) e Camarão Parmegiana (Camarões com molho de tomate, coberto de queijo, gratinado, com arroz branco). Não são os únicos pratos com camarão. Tem muitas outras opções.

Há quem prefira os regionais:
Feijão Verde (feijão verde no creme de leite, refogado com cebola, cheiro-verde, pimenta de cheiro, pedaço de queijo, manteiga de garrafa, maxixe e abóbora)
Carne de Sol Fatiada ou Desfiada (Carne de sol frita na manteiga da terra com baião de dois, paçoca e bana frita)
Língua ao Molho Madeira (Língua de boi fatiada, acebolada com molho madeira e pão)
Arroz de Carneiro (Carne de carneiro desfiada, refogada com molho e arroz branco)
Arroz de Carne de Sol (Carne de sol desfiada, ovos, azeitona, banana frita e arroz branco)

Colher de Pau
Rua Ana Bilhar, 1178 – Varjota, Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3267-6680
Aberto todos os dias, a partir das 11h.

Quer mais dicas de onde jantar? Confere aqui.

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php