27, março, 2018

Restaurante Renascença promove Festival do Bacalhau no almoço da Sexta-feira Santa

Festival do Bacalhau
Restaurante Renascença promove Festival do Bacalhau em Fortaleza (foto ilustrativa)

Tradicionalmente, a Semana Santa é um período onde famílias e restaurantes abdicam do consumo de carnes vermelhas e dão mais enfoque aos peixes e frutos do mar, dos quais o bacalhau tende a ser um dos grandes destaques. Como manda a tradição, a Sexta-feira Santa (30/03), precisamente, é um dia ideal para reunir a família. Respeitando estes costumes milenares, o Restaurante Renascença realizará na data um evento próprio voltado para o insumo, o Festival do Bacalhau. Em substituição às costumeiras opções de carnes vermelhas, o bufê da casa trará boa diversidade de pratos à base de bacalhau, além de outras opções de peixes e frutos do mar, funcionando normalmente nesta sexta.

Bacalhau Renascença
Bacalhau Renascença é um dos pratos inclusos no festival: criação traz o peixe com queijo coalho, tomate-cereja e brócolis, com tudo gratinado ao forno (Divulgação)

De acordo com o chef Eduardo Mello, “haverá uma grande oferta de pratos envolvendo o peixe” para a escolha dos comensais. Algumas receitas clássicas, bem à moda da culinária de Portugal, foram relidas por Mello para comporem essa seleção saborosa, como o bacalhau à Lagareiro, o bacalhau à Gomes de Sá, o bacalhau ao Zé do Pipo e o bacalhau Renascença (que leva purê de macaxeira, queijo coalho, tomate-cereja e brócolis e vem gratinado ao forno). Outra delícia crocante muito prestigiada na casa, os bolinhos de bacalhau também marcarão presença no bufê: vale ressaltar que estes são artesanais e inteiramente produzidos no restaurante. Pra completar, haverá ainda bacalhau à Braz e até bacalhau às natas

Quem quiser experimentar outras opções além do bacalhau poderá escolher pratos à base de peixes, como a tilápia e o salmão, e frutos do mar, como o camarão e o caranguejo, todos inclusos no cardápio do festival. Algumas das criações do chef Eduardo Mello que serão servidas são o filé de peixe ao molho de castanha de caju, a tilápia na crosta de limão siciliano, o salmão ao molho de alcaparras, o arroz de camarão e a carne de caranguejo ao molho de coco.

Bolinhos de Bacalhau
Sucesso semanal no restaurante, também haverá oferta dos bolinhos de bacalhau (Divulgação)

Com variedade tamanha, não poderíamos deixar de ressaltar o atrativo que é a diversidade habitual e a artesanalidade na elaboração dos acompanhamentos, sobremesas e saladas, um traço característico da cozinha do Renascença. Vale a pena visitar e experimentar o Festival de Bacalhau, sem dúvida uma das melhores opções gastronômicas na cidade para quem deseja almoçar fora de casa na Sexta-feira Santa. Feliz Páscoa!

Editado dia 28/03, às 15:00: O Restaurante Renascença resolveu ampliar o Festival do Bacalhau para a Sexta-feira Santa (29/03) e Sábado de Aleluia (30/03), realizando o evento não apenas no feriado de sexta, como havíamos informado. Serão, então, duas oportunidades de conferir e degustar as delícias que a casa está preparando. Bom apetite!

Serviço
Festival do Bacalhau do Renascença
Consumo na modalidade de self-service (por peso)
Dias 30/03 e 31/03, das 11h30 às 15h
.
Rua Tertuliano Potiguara, 570
Telefone: (85) 3879.3938
Instagram: @restauranterenascenca

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php