8, novembro, 2013

Restaurantes brasileiros em Fortaleza

Carne de sol, baião de dois, panelada, galinha caipira, moquecas entre outros pratos fazem parte do roteiro

Moquequinha do Cabana da Negona
Moquequinha do Cabana da Negona

Os restaurantes com sabores regionais e brasileiros são a grande atração dessa sexta-feira. Eles são muitos e para conhecê-los e apreciar a boa culinária local é preciso paciência para encontrar aquele especial. Por isso, preparamos uma pequena lista para orientar e sugerir locais interessantes.

Para começar a gente passa pelo tradicional Delícias do Sertão. O restaurante já é conhecido pelos fortalezenses pelas opções regionais da casa. Tem as famosas carne de sol, galinha caipira, buchada, panelada e peito de frango com queijo de coalho.

O novo endereço da Cabana da Negona, localizado na rua 8 de Setembro, 149 – Varjota, continua com o mesmo estilo e decoração inspirada na capital baiana, além de oferecer pratos diversificados, tipicamente nacionais e com produtos vindos diretamente da Bahia. Porções no estilo “apetite de boteco” e tempero na medida do paladar cearense são alguns dos pontos fortes da culinária do local, que traz em seu cardápio arroz de frutos do mar, peixada, pastéis, delícias de macaxeira recheadas e moquecas, além do exclusivo bolinho de bobó, receita desenvolvida pelo chef Favery Júnior. O acarajé e o bobó de camarão da casa já são famosos em Fortaleza e continuam encantando os clientes, e os apaixonados pela culinária baiana nem precisam mais ter saudade de Salvador para saborear estas delícias.

Indo para o outro lado da cidade, no bairro Monte Castelo, tem a Casa Carneiro. Entre as opções, bolinha de carne de sol com queijo de coalho e carneiro desossado trinchado acompanhado de batata frita. Em seguida, a brigada entrega pratos típicos da cozinha regional, que servem duas pessoas. Têm boa saída o carneiro à cearense, grelhado e escoltado por baião de dois, queijo de coalho assado e batata frita.

Para não sair do tradicional baião de dois tem o Ponto do Baião. Feijão-verde com creme de leite e queijo de coalho e macaxeira frita são boas escolhas para abrir a refeição. Guarnições como o baião de dois e o arroz de carreteiro acompanham as carnes assadas na brasa, entre elas maminha e carne de sol.

Para fechar a lista tem ainda o Colher de Pau. O restaurante reúne os pratos regionais que fazem mais sucesso nos eventos de família. Entre eles, o baião de dois, feito com arroz branco, feijão-verde e pedaços de queijo coalho, ganhando cremosidade por conta da nata. A especialidade pode chegar sozinha ou como acompanhamento da carne de sol cozida e dourada na manteiga da terra.Da cozinha saem também a afamada peixada cearense, preparada com sirigado ou pescada-amarela, guarnecida de arroz e pirão, e o arroz com carneiro desfiado.

Gostou da dica? Então acessa a nossa página com os restaurantes brasileiros.