22, outubro, 2013

Risoto integral de camarão com abobrinha

A receita do risoto rende até duas porções grandes

Risoto integral de camarão
Risoto integral de camarão

Tão importante quanto preparar uma receita saborosa é conhecer suas propriedades nutritivas e saber se a combinação de ingredientes resultará em um prato saudável. Por conta disso, o Blog da Mimis compartilhou uma dica para quem busca mais opções leves: risoto integral de camarão com abobrinha.

Veja abaixo a receita na íntegra:

Ingredientes:

700g de camarão com casca (se usar o descascado são 350g);
1/2 xícara de chá de arroz integral;
1/2 cebola cortada em cubinhos;
1 abobrinha grande cortada em cubinhos;
3 xícaras de água;
1 bouquet com temperos frescos ou secos;
1 colher sopa cheia de cream cheese light;
Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

A base dos risotos é quase sempre a mesma: arroz refogado na cebola, um caldo para dar sabor e os ingredientes principais. O diferencial desse risoto de camarão é o preparo do fundo, feito com as cabeças do camarão. É isso que dá o sabor especial ao prato e é muito simples de fazer. Ao descascar os camarões, separe as cabeças e coloque-as em uma panela com a água e o bouquet de temperos. Depois que ferver, deixe por uns 10 minutos em fogo baixo.

Grande parte do que as pessoas comem com camarão, como croquetes, caldos de peixe, bolinhos, e etc, são feitos dessa forma. Depois que o caldo estiver pronto, refogue o arroz com a cebola, sem utilizar óleo, pingando um pouquinho de água para não queimar, e complete com a água do camarão. Deixe cozinhar até o líquido secar. Nesse momento, o arroz ainda não estará cozido.

Colocar 3 ou 4x a quantidade de água para a de arroz (1 xic de arroz para 3 ou 4 de água). No risoto, é bom ir acrescentando água, dependendo do ponto que se quer alcançar. Coloque as abobrinhas picadas e adicione um pouco mais de água quente (1/2 xícara). Continue mexendo.

Quando tudo estiver praticamente cozido, coloque os camarões na panela e misture delicadamente. O camarão cozinha super rápido e se passar do ponto pode ficar rígido. Em cerca de 5 minutos seu risoto está pronto. Se precisar, adicione um pouco mais de água, o que vai mandar nesse momento é o ponto do arroz. É nessa hora que se tempera com sal e pimenta.

Só falta o toque final! Para obtermos aquela cremosidade característica do risoto, adicione uma colher cheia de cream cheese light e incorpore ao risoto.

Sirva bem quente. Você pode decorar com amêndoas lascadas e um fio de azeite de oliva. Essa receita rende 2 porções bem grandes. Se você está de dieta para perder peso e achar que as calorias são muitas, divida a sua porção em dois.

Informações nutricionais por porção (sem o azeite de oliva e as amêndoas da finalização):

Cal: 490

Carb: 61,5g Prot: 43,1g Gord: 7g

Texto adaptado de Michelle Franzoni (Com informações do site Catraca Livre)

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php