7, junho, 2014

Roteiro gastronômico

Para quem chega à Fortaleza, confira um guia supercompleto feito pelo Portal Sabores: nosso roteiro gastronômico

Baião de Dois com Carne do Sol, além de muito queijo e nata, do Colher de Pau (Divulgação)
Baião de Dois com Carne do Sol, além de muito queijo e nata, do Colher de Pau (Divulgação)

Nosso roteiro gastronômico começa na hora do almoço. O que comer em Fortaleza? Onde comer? As opções são muitas e vai depender do gosto de cada um. Aqui, vamos indicar três lugares. O restaurante Colher de Pau, tipicamente regional, com um cardápio variado, que vai desde o baião de dois, passando pela carne de sol à lagosta, camarão e ostras. Muito conhecido na capital, o lugar abre a partir das 11h da manhã e segue até meia-noite, todos os dias da semana. Está localizado no bairro Varjota, corredor gastronômico da capital cearense. Quer mais?

Camarões Jangadeiro - delícias do Coco Bambu (Divulgação)
Camarões Jangadeiro – delícias do Coco Bambu (Divulgação)

A outra dica é para aqueles que gostam de frutos do mar. Neste quesito, o Ceará é craque. A dica é o Coco Bambu Frutos do Mar. O restaurante fica muito bem localizado, na avenida Beira Mar, em frente ao calçadão da praia, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Aqui vão os algumas opções do cardápio: A lula à italiana é servida em anéis no azeite morno com limão, tomate-cereja e pimentão, na companhia de torrada amanteigada. Para ser compartilhado por duas pessoas, o camarão imperial corresponde ao espaguete com molho branco ou de tomate, incrementado por dezoito crustáceos grandes em crosta de pão de alho. Já a lagosta grelhada traz quatro caudas grelhadas na manteiga, cobertas de molho tapenade. Arroz de alho-poró e batata no vapor fazem o reforço.

A nossa última dica vai para aqueles que gostam de um passeio cultural e histórico pela cidade. A dica é o quiosque do Passeio Público, no Centro da Cidade. O restaurante fica dentro da pracinha do Passeio Público. Depois de revitalizado, o Passeio Público se tornou novamente atração entre moradores e visitantes. É ideal para quem deseja almoçar ao ar livre, no meio das árvores. É uma boa opção também para quem deseja fazer compras no Mercado Central ou conhecer a Catedral e o Forte da cidade. Aos sábados, tem feijoada e música ao vivo, com chorinho.

Colher de Pau
Rua Ana Bilhar, 1178 – Varjota, Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3267-6680

Coco Bambu Frutos do Mar
Avenida Beira Mar, 3698
Telefone: 85 3198-6000

Quiosque do Passeio Público
Rua Doutor João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa de Misericórdia, no Centro de Fortaleza.
(85) 30638782

Depois do almoço bate aquela preguiça. Vamos dar uma paradinha e relaxar um pouco antes de continuarmos o nosso roteiro. Vai uma água de coco? Que tal um cochilo na rede? Bem rápido para não perdermos a viagem.

Tapioca com banana e canela
Tapioca com banana e canela

O tour pela cidade continua. Agora vamos ao Centro das Tapioqueiras. As tradicionais tapiocas do Ceará reunidas em um só lugar. O centro é conhecido entre turistas e cearenses. Muito frequentando por moradores o local esbanja simpatia e oferece muitas opções de lanches, com destaque para as tapiocas. Lá, o turista, encontra tapiocas de todos os tipos, com recheios bem variados, sejam eles doces ou salgados. Tem tapioca com carne de sol, banana com canela, chocolate, queijo…são tantos os recheios que a vontade é comer um pouco de cada.

Centro das Tapioqueiras
Endereço: Avenida Washington Soares, 10215 – Messejana – Fortaleza
Telefone: (85)3274-7565

Depois da passagem rápida pelas tapioqueiras ainda temos tempo de dar um mergulho nas águas da Praia do Futuro. Pois é lá onde encontramos as melhores barracas de praia da cidade. Duvida? Vamos começar pela barraca Fortal Beach. Para petiscar na barraca, tem filé trinchado com fritas, isca de peixe, patinha de caranguejo, casquinha de caranguejo, travessa de frios, queijo assado, entre outras opções, além das cervejas geladas. Que tal então conhecer a barraca Chico do Caranguejo? O caranguejo da barraca é preparado com leite de coco e chega à mesa acompanhado de molho picante e farofa. Além do crustáceo, há escondidinho de camarão e lagosta gratinada com mussarela, ladeada por arroz à piamontese.

Fortal Beach
Avenida Zezé Diogo, 6421, Praia do Futuro.
Telefones: 85 8603.1259/ 9972.6622
Funcionamento: de 8h às 18h

Chico do Caranguejo
Avenida Zezé Diogo, 4930
Praia do Futuro
Telefone: 3262-0108 e 3234-1638
Horário: 8h/17h (qui. até 1h30)

Um cafézinho para acompanhar o lanche (Café Santa Clara / Divulgação)
Um cafézinho para acompanhar o lanche (Café Santa Clara / Divulgação)

Depois da praia, a noite cai e é hora de aproveitar os lugares badalados da capital cearense. Na avenida Beira Mar, há as barracas no calçadão e a feirinha, com muitas opções de artigos típicos do Ceará. Se for se divertir e comer ao mesmo tempo, a dica é seguir para o Dragão do Mar. O lugar oferece cinemas, teatro, exposições, planetários, além dos bares e do café. Quem vai lanchar é bom se preparar para as delícias do Santa Clara Café Orgânico. O café está numa torre erguida no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Num ambiente aconchegante são servidos os cafés feitos à base de grãos cultivados de maneira orgânica na Fazenda Nossa Senhora de Fátima, no sul de Minas Gerais. Líder absoluto entre os pedidos, o expresso chega a bater a marca de 11 mil xícaras por mês. Outros preparos também populares incluem o cappuccino e o café galo de ouro, combinação de expresso, doce de leite com pedaços de chocolate e chantili. Boa pedida para os dias quentes, o cremoso shake traz expresso batido com sorvete de creme. Ainda tem os panini de pão integral recheados de rosbife, mussarela e requeijão com ervas e o pão de queijo preenchido com presunto e queijo cremoso.

Para quem prefere as pizzas tem o Buoni Amici’s Pizza e Sport Bar. A casa está localizada em um dos pontos turísticos de Fortaleza, no complexo que forma o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Ocupa dois charmosos casarões com cerca de 100 anos, onde funcionam o restaurante, o Buoni Amici’s Pizza, e um sport bar temático, o Buoni Amici’s Sport Bar, onde são realizados shows e eventos culturais. O restaurante é famoso por suas pizzas. Em 2009, o Buoni Amici’s Pizza, representando dignamente o Ceará, conquistou o título de “A Melhor Pizza do Brasil” com a Pizza “Verde Especial: Homenagem ao Meio Ambiente” na “III Copa Brasileira de Pizzarias”, evento realizado pela Brazil Trade Shows (BTS).

Serviço
As duas indicações ficam no Centro Cultural Dragão do Mar, na Praia de Iracema.

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php