19, abril, 2013

Sabores básicos nas cervejas: o doce

Nas duas últimas colunas, nós falamos sobre os sabores amargo e azedo em cervejas. Hoje vamos entrar em mais detalhes sobre o sabor doce. Desde que comecei a beber cervejas diferentes, um dos aspectos que mais me agradou é justamente a grande variedade de tipos de cerveja. Posso escolher entre vários estilos, cada um com sabores e aromas distintos. Tem cerveja para toda hora e momento.

O sabor doce nas cervejas vem principalmente dos maltes utilizados na receita. O açúcar é consumido pelas leveduras que fermentam a bebida, liberando gás carbônico e álcool. Outras fontes de açúcar também podem ser utilizadas, como açúcar extraído de milho ou cereais não maltados, como arroz. Nas cervejas mais comuns, essas fontes de açúcar são muito utilizadas mas não deixam traços de dulçor na cerveja. Ele fermenta muito mais fácil que o açúcar dos maltes, por isso receitas puro malte costuma dar uma impressão de mais corpo. 

Existem fontes de açúcar menos comuns em cervejas como mel, que também é facilmente fermentado pelas leveduras, ou mesmo açúcares inseridos com o objetivo de deixar um dulçor residual perceptível, como a lactose do leite nas Milk/Sweet Stout ou o aspartame em algumas Fruit Lambics.

Iniciantes na degustação das cervejas tendem a gostar mais de cervejas adocicadas. Às vezes pode ser necessário um tempo para se acostumar com os sabores amargo e azedo. Se você quiser se iniciar com cervejas mais adocicadas tente provar os estilos Weiss, Witbier, Brown Ale, Sweet Stout, Bock, Strong Scotch Ale, Belgian Dubbel, Belgian Dark Strong Ale.

Rodrigo Campos Oliveira é editor do blog Para Que VoCerveja, cervejólogo e consultor para bares, restaurantes, lojas e eventos. Viajou o Brasil e o mundo visitando cervejarias e bares especializados. Adora cozinhar pratos que combinem com suas cervejas preferidas, da entrada à sobremesa. Ministra palestras e harmonizações com cerveja para dividir parte do conhecimento adquirido nos últimos anos. Fale com o colunista pelo twitter, facebook ou email: [email protected]

 

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php