21, novembro, 2014

Sabores da Europa: Ibiza

Na série Sabores da Europa desta semana, a nutricionista Rachel Pessoa nos leva a uma viagem pelas delícias da bela Ibiza

Nossa colunista Raquel Pessoa desfrutando os sabores e os aromas de Ibiza
Nossa colunista Raquel Pessoa desfrutando os sabores e os aromas de Ibiza

Saboreie, relaxe, sonhe, desfrute!

gastronomia de Ibiza é uma experiência para ser apreciada por todos os sentidos, porém com “dia” certo, de preferencia entre os meses de maio e outubro, pois nos outros seis meses a ilha fica “vazia” devido o frio.

Com uma forte identidade, a ilha deixa sua marca com os ingredientes gastronômicos que garantem sua tradição culinária. A gastronomia desta ilha é um bom motivo para se compartilhar: tradição e inovação são pontos chaves.

Convido agora você a conhecermos um pouco mais dos encantos gastronômicos desta ilha.

· O Azeite:
É produzido, seguindo as práticas tradicionais desde os primeiros tempos. Hoje em dia, há dois lagares que cumprem toda a legislação de higiene atual. Lagar é o local onde se pisam frutos para separar sua parte líquida da massa sólida, como as azeitonas para fazer azeite, por exemplo. O azeite extra-virgem produzido é de excelente qualidade. Os tipos mais comuns de azeitonas encontrados em Ibiza são a empletre, Arbequina e Picual .

Oli d’eOli d’e é um selo de garantia criado pelos produtores de azeite da ilha.

· O Mel:
É coletado apenas duas vezes por ano. No verão, o mel é multi-flor (da floração do tomilho), dourado, transparente e maravilhosamente perfumado. No inverno, no entanto, as abelhas da ilha fazer mel de rosmaninho e urze.

Assim como o azeite, também existe um certificado para a qualidade do Mel de Ibiza.

· As “Hierbas Ibicencas”
É uma bebida aromatizada com anis obtido, extraindo aromas de várias plantas locais, como alecrim, tomilho, hortelã-pimenta, hortelã, zimbro, sálvia, erva-doce, alfazema, arruda, verbena limão, mais as folhas e as raspas de limão e laranja. A bebida é muito popular em Ibiza. Reza a lenda que os monges que viviam na cidade durante a Idade Média já cultivavam essas ervas para preparar a bebida, com objetivo de uso medicinal.

IMG_3209· A agricultura orgânica:
Como resultado da crescente preocupação da sociedade para a conservação ambiental e para a preservação do patrimônio natural, bem como da necessidade de se conhecer o tipo de condições sob as quais o nosso alimento está sendo produzido, a agricultura orgânica ganhou popularidade na ilha. Em 1994, a Comunidade Autônoma Baleares criou um sistema de certificação da produção da agricultura biológica regida por regulamentos da União Europeia.

Vamos aproveitar esse exemplo para estimular nossas autoridades a seguir esse exemplo, pois esse sistema de produção, que tem por objetivo principal preservar a saúde do meio ambiente e a biodiversidade, deve ser mais apoiado e estimulado pela sociedade e pelos nossos governantes aqui no Brasil.

Nutrição e sustentabilidade: esse é o caminho!

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php