8, março, 2016

Sabores da Europa: “King’s Landing”, na Croácia

Crni Rizot ou Black Risotto
Crni Rizot ou Black Risotto: apesar de exótico para nós brasileiros, o sabor é excepcional

Fui conhecer a culinária da cidade de Dubrovnik, na Croácia, que ficou mundialmente conhecida por ser uns dos cenários da série Game of Thrones (King’s Landing)… Hoje, aproveito para falar um pouco da cultura alimentar do local, além de dar dicas de alimentação saudável em viagens… Essa é uma boa para todos os que estão programando uma “trip” e não querem sair da dieta e boa forma.

Como Dubrovnik é uma cidade litorânea, cercada pelo “Adriatic Sea”, o lugar é perfeito para se comer tudo que venha do mar. Polvos, mexilhões, peixe, lula, lagostas…. Atualmente estou seguindo uma alimentação pescatariana e me adaptei bem à alimentação do lugar, pois a cidade é rica nesse tipo de culinária.

A sobremesa típica se chama Rosata, uma espécie de pudim.

O azeite croata é coisa de outro mundo! Recomendo trazer!

Os vinhos croatas também são ótimos. Recomendo o branco Pošip, da região da Dalmácia. O mais interessante é que havia vinhedos por todas as partes e inclusive faziam parte da decoração de muitos restaurantes. Alguns tinham essa decoração, como o Lady Pi-Pi, onde escolhi de entrada uma salada linda e saborosa.

Estranho: o que me chamou muita atenção foi um prato preparado com a tintura da lula… Foi uma experiência bem diferente e exótica, no Restaurante Amoret. O prato se chamava Crni Rizot ou Black Risotto, um sabor excepcional.

Platter Peskarija: mariscos e muito Ômega 3
Platter Peskarija: mariscos e muito Ômega 3

O prato a seguir é saboroso, nutritivo e cheio de Ômega 3! Uma boa pedida para o jantar foi o Platter Peskarija, do Restaurante Lokanda Peskarija, com anchovas, patê de peixes, polvo, salada e queijo no azeite. Riquíssimo em gorduras do bem e bom para o coração!

A cerveja, com certeza a melhor do local, é a Karlovacko! Afinal, tive que provar para contar a experiência para vocês! 😉

Mais dicas da nutri na viagem:

– A recomendação também é manter o relógio biológico bem sincronizado. Mesmo com a mudança de fuso horário, é fundamental ter a alimentação fracionada e nos horários corretos.
– Ande sempre com uma garrafinha de água para evitar a desidratação. Além disso, a água ajuda a diminuir a sensação de fome.
– Sempre visite feiras e mini markets para comprar frutas e snacks saudáveis. Eu fui de Kupina, uma espécie de Blackberry, fonte de antioxidantes e vitamina C, que me ajudaram a fortalecer a imunidade para aproveitar bem muito esse lugar tão mágico.

Raquel PessoaRaquel Pessoa é Nutricionista de Emagrecimento, Estética e Boa Forma. Também é Especialista em Nutrição Clínica com ênfase em Suplementação Esportiva. Tem Especialização em Obesidade e Cirurgia Bariátrica e Metabólica. É membro associada na Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição – SBAN e na Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica-SBCBM.

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Colunista do Portal Sabores

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