11, novembro, 2014

Sabores da Europa: Portugal

IMG_7375Quando pensamos em comida portuguesa lembramos logo do famoso bacalhau, não é mesmo? Aproveito a oportunidade para convidá-los a conhecer como essa comida chegou na nossa terrinha.

Um pouco da sua trajetória: foram os portugueses que tornaram-se seus maiores consumidores e distribuidores. Eles buscavam o bacalhau nos perigosos e gelados mares da Terra Nova, no Canadá, e levavam o peixe para as suas novas colônias. Foi assim que o bacalhau chegou ao Brasil, com os primeiros colonizadores vindo de Portugal. Com a vinda da corte portuguesa ao Brasil, começaram as exportações oficiais do peixe, que se tornou uma tradição quase brasileira.
O bacalhau é um alimento nutritivo, mas temos que ter o cuidado de dessalgar bem, para não comprometer o controle da pressão arterial, pois ele tem bastante sódio.

É excelente fonte de proteína, selênio, fósforo, potássio, magnésio e vitamina B12.

Uma combinação que considero perfeita é o bacalhau com azeite, e durante minha garimpagem pelos sabores tradicionais de Portugal tive a oportunidade de experimentar um azeite muito especial, que foi eleito como o melhor azeite do mundo. O azeite Oliveira da Serra – Lagar do Marmelo, que foi o grande vencedor do concurso Mário Solinas, na categoria Frutado Verde Ligeiro. Seu sabor conjuga diferentes variedades como a Arbequina, a Cobrançosa e a Picual, resultando num azeite harmonioso, equilibrado e persistente. Um azeite de aromas verdes e uma complexidade de sensações na boca que são inigualáveis.

Aproveito para deixar aqui uma receita de Bacalhau com natas, excelente para uma noite especial:

Bacalhau com Natas

Ingredientes:
– 1 porção de Bacalhau
– 1 Cebola
– 1 Batata grande
– 0,5 dente de Alho laminado
– Azeite à gosto

Bechamel:
– 200 ml de Leite
– ¼ da Cebola picada
– 1 col de sopa de Farinha de trigo
– Azeite à gosto
– Cravo à gosto

Modo de Preparo

Dessalgue o bacalhau
Regue o bacalhau no azeite e desfie-o
Salteia a cebola em gomos e reserve
Corte as batatas em formatos quadrados e frite-as no azeite.
Faça o bechamel:
Puxe num tacho a cebola picada, o alho e o cravinho em azeite, em seguida adicione a farinha e deixe cozinhar em fogo baixo, acrescente o leite previamente fervido aos poucos e deixe engrossar até ficar com textura de creme. Reserve.
Num pirex monte o prato de acordo com sua criatividade.
Volte a gratinar e sirva em seguida.

Rende: 2 porções

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php