27, setembro, 2013

Salada ao molho de laranja com manga

A dica é combinar macarrão com frutas da estação para experimentar novos ingredientes e sabores

Salada ao molho de laranja com manga
Salada ao molho de laranja com manga

Para uma refeição equilibrada, é necessário incluir frutas, legumes e verduras no cardápio. A dica é saber quais são os alimentos da estação, que são mais fáceis de encontrar e estão sempre fresquinhos, para elaborar um menu delicioso com receitas leves e nutritivas.

“Com as temperaturas altas, pratos mais leves e de fácil digestão são ótimas opções. Também ajudam a evitar exageros e a manter o corpo em forma”, explica a nutricionista Fabiana Fontes, da Equilibrium, consultoria da Marca Fortaleza. Para isso a ingestão de frutas é uma ótima opção. O ideal é sempre variar na escolha, pois todas contêm diferentes nutrientes importantes para o organismo.

Nessa época são facilmente encontradas várias espécies de laranjas (Bahia, Lima, Pêra) e mamão Havaí. As frutas da cor amarela ou laranja reforçam as defesas e são ricas em betacaroteno, fundamental para a manutenção dos tecidos, fortalecem a visão. São ricas em vitamina C, que tem ação antioxidante contra os radicais livres e também fortalece o sistema de defesa”, diz Fabiana.

As frutas de cor vermelha da época são goiaba, maçã e morango. Estas são conhecidas pela força. “Vermelho, proveniente do lipoceno, está associado a vitamina C, tendo efeito antioxidante, que entre vários benefícios previne o câncer e colabora para o tratamento do estresse”, explica a nutricionista.

Entre as frutas verdes, o limão e a pêra ajudam a limpar o organismo, a desintoxicar as células e inibir as radicais livres.

Já as bananas tipo Maçã e Terra são fontes de potássio e cálcio e contribuem para a manutenção dos ossos, ajudam a regular os batimentos cardíacos, fundamental para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Elas são ricas em triptofano que ajuda no bom humor e disposição, ótimo para mulheres na TPM.

A sugestão de receita usa frutas da cor amarela e laranja: Salada ao Molho de Laranja com Manga. Aprenda abaixo a preparar e deixe sua refeição completa, leve e saborosa.

Salada ao Molho de Laranja com Manga

Ingredientes:
1 embalagem de Sêmola Penne (500g)
2 cenouras médias, raladas
1 manga madura, em fatias
1 xícara (chá) de uvas passas pretas
1 ½ xícara (chá) de creme de leite
½ xícara (chá) de suco de laranja
raspas de laranja a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto
folhas de alface

Modo de Preparo:
Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa e esfrie em água corrente.

Num refratário grande, junte a massa, a cenoura, a manga, as uvas passas, mexa delicadamente e reserve.

Prepare o molho de laranja. Numa tigela pequena, junte o suco de laranja, o creme de leite, as raspas de laranja e com a ajuda de um batedor de arame misture bem até envolver todos os ingredientes. Tempere o molho com sal e pimenta-do-reino. Regue a salada, enfeite com folhas de alface e sirva a seguir.

Toque do Chef: Monte a salada em porções individuais. Disponha sobre cada prato folhas de alface que podem ser de diferentes qualidades. Recheie com os ingredientes da salada e regue com o molho de laranja. Mantenha na geladeira até o momento de servir.

Rendimento: 8 porções
Calorias por porção: 443 Kcal

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php