6, fevereiro, 2014

Saladas ajudam a refrescar e manter-se hidratado no calor

Salad Creations sugere salada com pepino e tomate, pois ambos têm na sua composição mais de 90% de água

Tuna Salad (Divulgação)
Tuna Salad (Divulgação)

As altas temperaturas causam maior transpiração e fazem o corpo perder muita água. Além disso, quando está muito quente temos dificuldade de digerir alimentos pesados. Para ajudar a espantar o calor e garantir uma alimentação equilibrada e nutritiva, a Salad Creations, rede americana de fast good food presente em nove estados brasileiros, sugere incluir saladas completas e refrescantes na alimentação diária.

A Tuna Salad, sugestão da rede para um almoço ou jantar leve, inclui vegetais que ajudam a hidratar o corpo no calor. “O pepino e o tomate têm na sua composição mais de 90% de água”, conta Maria Fernanda Cortez, nutricionista consultora da Salad. A própria alface americana, base de várias saladas da rede, também contém mais de 95% de água na composição e uma boa quantidade de fibras, importantes para dar saciedade. Além de refrescantes, os vegetais também são riquíssimos em vitaminas e minerais que deixam a salada completa.

Segundo a nutricionista da Salad, uma salada bem elaborada pode garantir todas as necessidades numa única refeição. “Quanto mais colorida for a salada melhor, pois quanto mais cor, maior a variedade de nutrientes”, explica a nutricionista. Além de ter como base folhas verdes e vegetais, para deixar a salada completa é preciso incluir outros ingredientes como fontes de carboidratos (grãos ou cereais integrais), alguma proteína magra (atum, salmão, frango ou ovo), sementes variadas (linhaça ou gergelim) e gorduras consideradas benéficas para o organismo (azeite ou óleo de girassol).

Para refrescar ainda mais, a Salad sugere como acompanhamento sucos naturais feitos com até duas frutas. Além de espantarem o calor, as bebidas hidratam e são excelentes fontes de vitaminas, minerais e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo. Outra sugestão são os shakes feitos à base de frutas com iogurte natural desnatado. Ricas em proteínas e cálcio, as bebidas podem ser feitas com até duas frutas à escolha do cliente. “Uma dica é combinar frutas vermelhas com morango, ótima fonte de antocianinas, substâncias que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória”, completa a Maria Fernanda. Outra ótima combinação é manga com maracujá.

Serviço
Salad Creations em Fortaleza
Avenida Dom Luís, 1200, Shopping Pátio Dom Luís

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php