2, outubro, 2018

Seis cafeterias em Fortaleza para conhecer

Café com creme de Ovomaltine do Viriato Café
Café com creme de Ovomaltine do Viriato Café (Divulgação)

Quem ama um bom café não necessariamente precisa ficar só no expresso: o velho capuccino, o gelado frappuccino, o café com chocolate ou com chantilly (e até creme de avelã) são excelentes variações. E tudo fica melhor com aquele crepe, brusqueta, torradinha quente ou tapioca para acompanhar, não é verdade? Nessa seara gastronômica dos cafés ou cafeterias em Fortaleza, o que não faltam são delícias e opções
diversificadas: reunimos seis para você conhecer. 

Café Viriato

Localizado na rua Oswaldo Cruz, o Café Viriato é daqueles estabelecimentos que unem sofisticação com boa comida. A casa já foi eleita a novidade do ano pela revista Veja Comer & Beber e traz muitas opções de cafés, pratos salgados e doces para o público da capital, Fortaleza.

carta de cafés é composta por mais de dez versões da bebida. Desde o cafezinho coado em infusão individual até o Capuccino Viriato, elaborado com café expresso, leite vaporizado e saborizante de banana ou macadâmia. Opções salgadas: folheado de bacalhau, um mini quiche de alho-poró ou o tradicional pãozinho de queijo. Há ainda sanduíches, como o de salmão defumado com cream cheese no pão branco.

R. Osvaldo Cruz, 2828
Telefone: (85) 3035.5504
De segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábado, das 8h30 às 12h.

O Café Viriato também tem unidades no Shopping Del Paseo e na Unifor.

Café do L'Café
Café do L’Café: variações trazem chantilly, creme de avelã, chocolate e outras opções (Divulgação)

L’Café Art & Bistrô

No coração do bairro Edson Queiroz, está estabelecido o L’Café Art & Bistrô. A casa apresenta delícias gastronômicasdas mais variadas e muitas versões de um delicioso café, encorpado e aromático, além de shows de jazz e blues.

Destaques para bebidas preparadas com os grãos Três Corações, procedentes do sul e do cerrado mineiro. O expresso serve de base para o café gengi, incrementado com gengibre e raspas de laranja. Entre as bebidas geladas, o L’Café combina expresso, sorvete de nata, creme de avelã, castanhas e calda de caramelo. Para comer, há tapioca marguerita, com queijo, tomate e manjericão.

Av. Eng. Leal Lima Verde, 88
Telefone: (85) 3472.6106
De terça à quinta, das 16h às 22h30. Sexta a domingo, das 17h às 23h.

Tiramisù alle fragole
Tiramisù alle fragole é destaque do Amika Coffeehouse (Foto: Divulgação)

Amika Coffehouse

cafeteria Amika Coffeehouse aposta em grãos especiais e diferentes métodos de extração. Para isso, trabalha com microlotes de fazendas do cerrado mineiro. Para mudar o conceito que o público tem de cafeteria, a equipe da casa é voltada para o grão do cafeeiro: o diferencial é ter o café no primeiro plano.

Além do expresso, a carta traz cerca de vinte bebidas à base de café. O filtrado e o café na french press são algumas das modalidades. Cappuccino tradicional italiano ganha variações com Nutella e com leite de soja. O cheesecake de morango e o tiramisù são exemplos de sobremesas deliciosas encontradas por lá.

R. Ana Bilhar, 1136B
Telefone: (85) 3031.0351
De terça a quinta, das 13h às 20h. De sexta a sábado, das 13h às 21h. Domingo, das 14h às 21h.

Café Santa Clara
Café Santa Clara traz ambiente bonito e acolhedor ao espaço do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Divulgação)

Café Santa Clara

Numa torre erguida no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, está instalada a cafeteria Santa Clara. Lá são servidos os cafés feitos à base de grãos cultivados de maneira orgânica na Fazenda Nossa Senhora de Fátima, no sul de Minas Gerais.

Líder absoluto entre os pedidos, o expresso chega a bater a marca de 11 mil xícaras por mês. Outros preparos também populares incluem o cappuccino e o café galo de ouro, combinação de expresso, doce de leite com pedaços de chocolate e chantilly. Acompanhado de um delicioso waffle quentinho, o café é uma boa para o lanche da tarde.

Av. Pessoa Anta, 274-378
Telefone: (85) 3219.6900
De terça a domingo, das 15h00 às 22h00.

Tiamate Coffee, café com pão de queijo
Tiamate Coffee oferece combo clássico do café expresso com pão de queijo (Divulgação)

Tiamate Coffee

A marca é recente e abriu as portas em Fortaleza no começo do ano passado, mesclando o modelo de cafeteria rápida, bem aos moldes estadunidenses, ao tradicionalismo do Centro da cidade. No Tiamate Coffee, a oferta principal é mesmo o café expresso, que sai na hora e cujo aroma exala pelos ares do ambiente moderno e aconchegante. Vem ainda em versões com chantilly ou com leite.

Além do expresso, o capuccino marca presença, bem no estilo italiano, com leite e espuma quentes, mas também pode vir com creme de avelã ou com chocolate. Acompanhamentos incluem boas pedidas da culinária brasileira, como pão de queijo e croissant. Além disso, os tiamatinos são bebidas exclusivas da casa, com base de café, além da versão cream, que vem sem café. Parecendo com um shake, mas sem sorvete, dentre as opções com café há os sabores tradicional, caramelo, cookie e brigadeiro, e dentre as opções cream há baunilha, chocolate e morango.

Rua Floriano Peixoto, 484
Telefone: (85) 3209.2000
De segunda a sexta, das 8h às 19h. Sábado, das 7h30 às 18h.

Le Pain Le Café
Le Pain Le Café tem carta variada de sanduíches e outros lanches e, claro, muitas opções de bebidas à base de café (Divulgação)

Le Pain Le Café

Uma sugestão que não poderia ficar fora da lista de cafés em Fortaleza é o Le Pain Le Café. O estabelecimento oferece opções para o almoço e para o jantar, além de opções para o lanche e algumas boas sobremesasMassas e doces estão no menu.

Alguns destaques do cardápio são os frappês, o mini recheado de chocolate, os croissants, quiche com salada e a quiche de alho poró com bacon. As tapiocas também são boas dicas para o lanche, como as de queijo coalho e carne de sol e queijo branco. O bolinho de churros com chocolate belga é uma ótima pedida.

Rua Professor Dias da Rocha, 670
Telefone: (85) 3104.1805
Todos os dias, das 8h às 21h.

Quer mais opções de cafés e cafeterias em Fortaleza? Clique aqui.

Colunistas

Ver tudo
20 de outubro de 2018

Conheça o projeto Chef em Casa

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

31 de julho de 2018

Café Patriota anuncia evento gastronômico Banquete da Corte

Autor: Raquel Pessoa

28 de junho de 2018

Onde encontrar gelato vegano em Fortaleza?

Autor: Raquel Pessoa

css.php