1, março, 2016

Selo Ospitalatà Italiana chega a Fortaleza

EspagueteOs amantes da boa e verdadeira gastronomia italiana adorarão saber que o selo Ospitalatà Italiana está chegando a Fortaleza. A novidade agradará bastante o comensal que busca uma experiência a mais autêntica possível quanto a esta conceituada cozinha. Trata-se de uma certificação internacional que visa honrar os padrões de qualidade da milenar cozinha italiana. O Ospitalatà Italiana nasceu em 1997, como garantia de qualidade aos serviços e produtos oferecidos pelos estabelecimentos gastronômicos em território italiano.

Hoje, o selo já se espalhou por muitas outras localidades além da Itália, e tenta traduzir e corporificar o primor que a comida italiana tem a oferecer de melhor. “A cozinha italiana é milenar e faz parte de um processo histórico de aprimoramento social, sempre protagonista dos mais significativos momentos da civilização. Na Itália, ela tornou-se símbolo de hospitalidade, alcançando o valor de arte”, comentam seus organizadores. No Nordeste brasileiro, a Câmara de Comércio Ítalo-brasileira é o órgão reconhecido pelo governo italiano que possui a capacidade e a garantia institucional para efetuar essa função certificadora. Já o selo em si é financiado pela União de Câmaras de Comércio Italianas (UNIONCAMERE) com suporte do Instituto de Pesquisas em Turismo da Itália (ISNART).

Boa carta de vinhos é um dos requisitos para receber o selo
Boa carta de vinhos é um dos requisitos para receber o selo

Como e quem poderá obter o selo?

Ao todo, serão sete fases para o procedimento de certificação, as quais também serão explicadas em maiores detalhes no evento de lançamento do selo para o Nordeste, em Fortaleza, que ocorrerá hoje à noite (1º de março) para convidados.

Os requisitos obrigatórios são formados por dez itens básicos, que envolvem identidade e distinção, hospitalidade, cozinha, menu, proposta gastronômica, carta de vinhos, azeite extra virgem, experiência e competência do chef de cozinha, qualidade de origem atestada dos produtos, entre outros.

Ospitalatà Italiana pelo mundo

Na Itália são mais de 5 mil estabelecimentos (restaurantes, hotéis e agroturismo) portadores do selo, localizados em 80 províncias de 18 regiões italianas.

No exterior, são mais de 700 estabelecimentos certificados, presentes em 65 cidades de 45 países.

O Brasil está em entre os três primeiros países com mais restaurantes italianos no mundo certificados com o selo “Ospitalità Italiana”:
Estados Unidos, com 279 restaurantes certificados
Brasil, com 140 restaurantes certificados
França, com 101 restaurantes certificados

Já no ranking de cidades pelo mundo, São Paulo ocupa o segundo lugar com 84 restaurantes certificados, somente atrás de Nova York com 154 restaurantes com o selo “Ospitalità Italiana”.

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php