14, abril, 2015

Senac Ceará promove semana gastronômica em Brasília

O Senac leva a gastronomia do Ceará à Brasília na Semana de Gastronomia Regional: saiba mais

baião
Delícias cearenses chegam a Brasília na Semana de Gastronomia Regional

O Ceará vai marcar presença durante a Semana da Gastronomia Regional, em Brasília. Através do Senac Ceará, o estado terá sua culinária representada no evento, de hoje até a sexta-feira desta semana (dias 14 a 17 deste mês). Nossa cozinha regional será apresentada a parlamentares nos Restaurantes Escola do Senac, na Câmara dos Deputados e no Senado.

O cardápio é elaborado pelos instrutores do Senac Ceará Pedro Emílio, Nilza Mendonça, Bruno Modolo, Evilázio Nascimento e Wagner Sena. Entre os pratos que serão servidos, estão peixada cearense, carne de sol na manteiga de garrafa com cebola e queijo de coalho grelhado, carneiro cozido, galinha cozida, panelada, camarão no leite de coco e pimenta de cheiro, peixe com crosta de castanha, hollandaise de manteiga de garrafa e purê de jerimum assado.

Na terça e quarta-feira, o buffet do prédio da Câmara receberá os pratos característicos da gastronomia cearense. Na quinta-feira, será o serviço à la carte no Restaurante-escola Senac Downtown DF, no prédio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a receber os sabores de nossa cozinha. Já na sexta-feira, os frequentadores do restaurante do Senado poderão optar, no menu à la carte, por entrada, prato principal e sobremesa típicos do Ceará.

Será realizada também uma aula-show com os próprios instrutores do Senac Ceará, no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac, em Brasília. A ocasião inclui demonstração dos pratos do Senac Ceará e degustação das receitas apresentadas. Os convidados para a aula-show serão ex-alunos, alunos, chefes de cozinha e pessoal operacional das empresas pedagógicas, professores e parceiros do mercado gastronômico de Brasília.

De acordo com o consultor de gastronomia do Senac Ceará, Ivan Prado, este momento traz intercâmbio cultural e uma proveitosa troca para todos. “Vamos promover a gastronomia local e ressaltar nossa identidade, valorizando ainda mais o Estado do Ceará que, além de sol e mar, possui inúmeras riquezas encontradas em nossa culinária”, explica.

Sobre o evento

A Semana da Gastronomia Regional é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac e visa promover a atuação da Instituição nos restaurantes-escola, empresas pedagógicas nas quais os alunos têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão, complementando o conhecimento adquirido em sala de aula. Na terceira semana de cada mês, um Departamento Regional é convidado para divulgar a gastronomia de seu estado na capital federal. Já participaram do evento este ano os Departamentos Regionais do Espírito Sando e Mato Grosso.

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php