18, junho, 2015

Senac participará do Festival Fartura em Fortaleza

Festival Fartura Fortaleza vem chegando - evento de grande porte explora a gastronomia, com degustações, cozinhas ao vivo e exposição de pesquisas sobre a inteireza da cadeia produtiva (Divulgação)
Festival Fartura Fortaleza vem chegando – evento de grande porte explora a gastronomia, com degustações, cozinhas ao vivo e exposição de pesquisas sobre a inteireza da cadeia produtiva (Divulgação)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE) participará do Festival Fartura na sua edição em Fortaleza, que ocorre entre dias 19 e 21 deste mês. A participação trará três espaços educacionais (Espaço Interativo Senac, Espaço Degustação Senac e Espaço Aulas Senac) com alguns de seus instrutores inclusos. Os alunos de gastronomia do Senac/CE estarão também no evento, prestando apoio aos demais chefs participantes.

O Senac participará também com a Livraria Senac, comercializando obras voltadas ao segmento gastronômico.

No Espaço Interativo Senac, ocorrem aulas práticas, cuja proposta é que “o público ponha a mão na massa orientado pelos chefs, entre eles os instrutores do Senac Erasmo Júnior e Evilásio Nascimento com o tema ‘Brincando de Pizzaiolo’ e Aldeniza Girão, e João Paulo Militão com o tema ‘Bolo Pelado em Festa Junina’”, esclarece a instituição.

No Espaço Degustação Senac, os participantes irão conhecer técnicas de preparo e degustar pratos típicos de algumas regiões do Brasil. Quem conduzirá a atividade pela Instituição serão os instrutores Socorro Castro e Lila Mendes, com ‘Eclaris de brigadeiro gourmet de cajá’, e Franzé Melo e Lara Lins elaborando o ‘Trio de Escondidinhos Regionais’.

Já no Espaço Aulas Senac, serão ministradas 14 aulas teóricas por chefs e profissionais que atuam no segmento da gastronomia. Pela Instituição estarão à frente o consultor de gastronomia do Senac/CE, Ivan Prado, e a instrutora Nilza Mendonça abordando o tema ‘Ingredientes Regionais e suas Aplicações’ e o instrutor Pedro Emílio falando sobre ‘Língua Curada com Picles de Beterraba’.

“O Senac como Instituição diferenciada e referência na gastronomia se propõe a abraçar eventos que divulguem e valorizem toda a cadeia produtiva do segmento de alimentos, como é o caso do Fartura. A Instituição oportuniza também um momento de vivenciar na prática o aprendizado em sala de aula quando insere seus alunos de gastronomia nos Espaços Senac para apoiar todos os chefs participantes”, destaca Ivan Prado, consultor de Gastronomia do Senac.

O Fartura será realizado no 6º piso do Shopping Iguatemi – Estacionamento Expansão, das 17 às 22 horas. A participação nos Espaços do Senac é gratuita e faz parte da programação do Fartura Fortaleza. Logo, é necessário pagar pelo ingresso do Fartura que dá direito à todas as atividades, inclusive as do Senac/CE.

Sobre o Fartura

O Fartura – O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, é um grande projeto de promoção e desenvolvimento da gastronomia nacional, com o objetivo de reunir e integrar produtos, produtores, chefs, indústria, mercados e apreciadores da boa cozinha. Além de realizar eventos e expedições, o projeto busca disseminar conhecimento através de filmes, documentários, web séries, livros, programa de rádio e conteúdo para redes sociais.

Espaços do Senac no Fartura Fortaleza
Dia 20 (sábado), de 13 às 22 horas
Dia 21 (domingo), de 13 às 20 horas

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php